Por que a Guerra do Paraguai é considerada uma das responsáveis pela queda da monarquia no Brasil?
Soluções para a tarefa
Além dos custos envolvidos com a guerra e a contração de dívidas por parte do Império, a Guerra do Paraguai não teve benefícios políticos consideráveis para o Brasil (que, de todo modo, foi parte atacada no conflito), tendo também, para infelicidade da monarquia, criado uma série de heróis militares nacionais que eram todos militares de carreira.
Com isto os militares ganharam muito espaço na política nacional e passaram a ser vistos como uma possível "alternativa" à Família Real, o que acabou favorecendo a organização do Golpe Republicano que depôs Dom Pedro II.
Resposta:
José Bonifácio foi o tutor de Pedro II. Por dois anos o ensinou à sua maneira. Ensinou botânica no meio das plantas, zoologia entre os animais e astronomia com observatório. Seu método era ensinar apontando, unindo a teoria com a prática, com a experimentação.
José Bonifácio já ensinava que a liga de todas as raças era a mestiçagem, o brasileiro.
Pedro II também aprendeu muitos idiomas e a amar o conhecimento, inclusive a ter amor pelo Brasil, terra onde nasceu. Porém, com a queda da monarquia no Brasil, não foi onde morreu, como ainda veremos.
Ainda que fosse um bom tutor, queriam retirar Bonifácio do cargo, como se ele não fosse apto. Algumas pessoas na corte alegavam que ele criava Pedro II como um selvagem.
Acusaram-no também de crimes políticos. Bastava esse tipo de acusação para ser afastado do cargo de tutor, mas foi necessário um batalhão para retirá-lo, porque resistiu.
Outros tutores assumiram, porque Pedro II ainda era jovem. Quem assumiu foi Diogo Feijó.
Neste período as disputas eram entre o Partido Conservador e o Partido Liberal.