Biologia, perguntado por JulianeBack, 1 ano atrás

por que a forma da proteína é importante?

Soluções para a tarefa

Respondido por vingalvao
4
As proteínas são a principal forma de expressão gênica nos seres vivos, uma vez que um gene garante a produção de uma proteína que pode atuar como enzima ou não. Esses compostos se tratam de uma sequencia de aminoácidos dispostos de uma maneira ordenada e predefinida no código genético. Sua sequencia é fundamental para que desempenhe sua função de maneira correta, pois uma simples substituição de um aminoácido pode desconfigura-la totalmente e assim perder a capacidade de exercer sua função.
A forma de uma proteína está relacionada com as ligações secundarias existentes entre os aminoácidos, resultando em dobramentos na estrutura linear que pode admitir uma estrutura secundaria (análoga a um fio de telefone) terciaria ou quaternária ( união de duas ou mais terciarias).
Como as proteínas tem funções específicas, sua forma é fundamental para que a exerça. Pensando nas ENZIMAS, chegamos ao conceito de chave e fechadura, ou então de luva e mão. Onde uma enzima tem um único substrato no qual atua, sendo assim, ela precisa ter a forma exata que se encaixe nessa substancia... Imagine uma substancia hipotética que tem um formato de quadrado... se a enzima tiver formato de triangulo ela nunca irá conseguir se conectar ao quadrado e assim não poderá desempenhar sua função.
Respondido por FcoNeto
6
Juliane, praticamente todas as reações químicas que envolvem proteínas são baseadas na especificidade dos envolvidos. O que eu quero dizer com isso? É necessário compatibilidade química e estrutural da proteínas com o substrato que ela irá interagir ou com o local onde será fixada. 
Exemplo I: Caso seja uma enzima, o modelo chave-fechadura permite que essa proteína se ligue à apenas um composto. Isso é fundamental porque no meio intracelular existe várias composto; então imagine a confusão que seria caso a enzima pudesse se ligar a qualquer substrato encontrado.

Exemplo II: hormônios proteicos agem em locais específicos também devido a sua forma, isto é, são capazes de sensibilizar apenas tecidos que conseguem reconhecê-lo.

Exemplo III: proteínas estruturais--> a principal proteína estrutural da pele é o colágeno. Ele precisa ser homogêneo para manter a integridade do tecido epitelial. Caso fosse desregular e espaçado, haveria invasão de microrganismos, flacidez, entre outras complicações.
Perguntas interessantes