Filosofia, perguntado por fogoleony2569, 10 meses atrás

por que a filosofia katiana representou uma superação do imposse criado entre racionalismo e empirismo​

Soluções para a tarefa

Respondido por sousafernanda398
1

Explicação:

A dialética

Pelo método dialético a realidade é perfeita racionalidade; não uma racionalidade estática, mas dinâmica, em constante desenvolvimento. Para Hegel, o único método adequado para o estudo de uma realidade em constante devir é o método da lógica especulativa ou dialética. Os diálogos de Platão constituem o exemplo e a prova da validade deste método, ou seja, uma personagem afirma uma teoria, outra a nega e, através do diálogo fechado, desenvolve uma doutrina onde os interlocutores acabam concordando.

Desta mesma forma se dar o processo do absoluto: ele progride pondo a si mesmo (tese), negando o que pôs (antítese) e unindo o que foi posto ao que foi negado (síntese).

O método dialético hegeliano consta, pois de três momentos: tese, antítese e síntese. A tese é o momento do ser em si; ele põe, afirma uma parte da realidade, negando implicitamente uma outra parte da realidade, porque toda afirmação inclui uma negação. A antítese é o momento do ser extra se, (fora de si); ela contrapõe, afirmando-a, à parte da realidade implicitamente negada pela tese. Não se trata, de função puramente negativa; mas essencialmente afirmativa; é neste sentido que Hegel fala do poder portentoso do negativo. Portanto, pertence, de fato, à negação manifestar o que foi obscurecido pela tese, e libertando a realidade dos limites da estaticidade para mostrar sua riqueza interior. A síntese é o memento da união das partes postas pela tese e pela antítese num todo única, o qual anula as imperfeições dos momentos anteriores, porém conserva a positividade deles “ser em si e para si”. Na síntese se encontra a sublimação e a elevação.


fogoleony2569: boa
fogoleony2569: muito bem
Perguntas interessantes