Filosofia, perguntado por abelhinhaaaa, 1 ano atrás

Por que a ética do periodo clássico grego é considerada racionalista?Justifique que com exemplos das conceções éticas dos filosofos desse periodo.

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannazirondi
663
Boa noite!

A ética é um conjunto dos princípios e valores morais que norteiam as condutas humanas e a racionalidade é a base lógica, que busca interpretações e respostas que têm comprovação. O período clássico grego é quando a filosofia grega chegou ao auge. 

Ela é considerada racionalista pois adotamos a razão como base para julgamentos, a capacidade de pensar e agir racionalmente mostram que a busca pelo correto se baseia no uso da sensatez. 

Alguns filósofos da época formularam pensamentos pautados na ética, como
Sócrates, que ao desenvolver a Teoria da Ideias, diz que só é possível encontrar a verdade e tomar as melhores decisões, através da parte racional da alma, que busca o conhecimento. 

Aristóteles também, em suas contribuições para a consolidação do conceito de ética, dizia que a felicidade é a principal busca humana e só se alcança ela com a razão, e ser feliz envolve direcionar-se para o caminho do certo

Bons estudos!
Respondido por thaynnaba
122

No caso podemos afirmar que o pensamento ético se diferencia da moral justamente por envolver uma determinada racionalidade.

Nesse sentido, enquanto a moral é subjetivo, abstrata e varia conforme a pessoa, a ética deverá ser universal.

Assim, com um pensamento racional acerca dos valores morais as pessoas devem chegar a um determinado pensamento ético.

Pegamos como exemplo um médico que moralmente tem preconceito contra negros.

Um dia ele vê uma pessoa negra passando mal na rua. Sua moral diria para ela não atender a pessoa mas com um pensamento racional ético ele tem por dever salvar a vida da pessoa.

você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/18691129

espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas interessantes