Física, perguntado por mille2161, 1 ano atrás

por que a energia solar ainda é pouco utilizada?​

Soluções para a tarefa

Respondido por C13LPH4NT0MH1V3
8

Devido aos fortes verões e incidências solares, uma dúvida ainda é comum. Por que a energia solar é pouco utilizada no Brasil?

Leia o post abaixo e entenda por que esta tecnologia, que pode ser benéfica ao seu bolso, e ao meio-ambiente, ainda não foi difundida no país.

POR QUE A ENERGIA SOLAR É POUCO UTILIZADA NO BRASIL?

Mesmo com potencial de crescimento, ainda existem algumas barreiras

Embora nosso país seja um dos únicos do mundo com índice de insolação superior a 3.000 horas por ano, apenas 0,0008% da energia elétrica produzida aqui, vem de sistemas solares fotovoltaicos.

Dados de 2015 comprovam que apenas 1,1% das residências no Brasil possuem sistemas de energia solar.

Países como Israel contam aproximadamente com 90% de suas residências equipadas com painéis solares. Outros, como a Alemanha, que embora seja um país mais frio e com menos incidência solar, têm cerca de 15% de suas residências adeptas à este tipo de fonte de energia renovável.

O Brasil tem grande potencial de crescimento, estima-se que até 2024 serão 886,7 mil residências utilizando este sistema. Mas ainda existem muitas barreiras para que a energia solar se popularize.

Então por que a energia solar é pouco utilizada em nosso país?

 

FALTA DE INCENTIVO DO GOVERNO

Implementação de políticas públicas criam cenário mais otimista

Em Janeiro de 2013, a Aneel estabeleceu a Norma Resolutiva 482/2012, que permitiu que pessoas pudessem gerar sua própria energia, e trocar a energia excedente por créditos na concessionária.

Entretanto, por necessitar de um investimento com retorno à médio prazo, a energia solar ainda não é um método visto como viável por todos os cidadãos.

Faltam políticas públicas de incentivos, de créditos com baixos juros e de redução de impostos, que permitam que um número maior de pessoas possa instalar um sistema solar fotovoltaico em seus comércios e residências.

Mas à partir de 2016 o cenário parece cada vez mais otimista, estima-se que o número de micro geradores de energia solar cresceu 407% em comparação ao ano anterior.

 

LOBBY DAS CONCESSIONÁRIAS DE ENERGIA

Diminuição no lucro das concessionários é motivo principal

Ao instalar um sistema de energia solar fotovoltaica em seu comércio e residência, você reduz até 95% do valor de sua conta de luz.

Não é a toa que as concessionárias de energia elétrica não estão interessadas no aumento de consumidores adeptos a esta tecnologia.

Presentes durante todo o processo de homologação de projeto até à última etapa de instalação, as concessionárias que deveriam efetuar o processo de conexão a rede elétrica em até 7 dias, costumam levar até 4 meses para a conclusão desta etapa.

Sua presença no âmbito político e econômico, acabam afetando no crescimento do cenário da energia solar.

AUSÊNCIA DE INFORMAÇÃO

Ausência de campanhas informativas e de conscientização  

Todo mundo já sabe que a energia solar é uma fonte de energia renovável e limpa (livre de poluentes), e que traz enormes benefícios ao meio ambiente.

Mas poucos sabem que o consumidor pode economizar até 95% de sua conta de luz, que o valor investido pode retornar em um ano e meio ou dois anos de uso, que suas centrais necessitam de manutenção mínima, e que sua instalação é simples e descomplicada.

Por isso, é importante por parte dos órgãos interessados, realizar campanhas informativas e de conscientização sobre a energia solar fotovoltaica. Para que mais pessoas interessadas sobre o assunto, possam se tornar adeptas desta tecnologia que traz grande economia ao bolso, e imensuráveis benefícios ao meio-ambiente.

Perguntas interessantes