Por que a economia criativa é diferente?
Soluções para a tarefa
Resposta:O que faz esse modelo econômico se destacar é a possibilidade de inovar em todas as áreas, como: clientes: na economia criativa o cliente é o centro.
Tanto sucesso não é à toa. O que faz esse modelo econômico se destacar é a possibilidade de inovar em todas as áreas, como:
clientes: na economia criativa o cliente é o centro. Por isso, quem atua no setor sabe as necessidades dos consumidores, onde eles estão, o que eles pensam e suas potencialidades;
produção: o que precisa ser feito para agradar o cliente é um questionamento constante e a resposta pode ser um bem, um produto, um novo serviço e até mesmo a melhoria no relacionamento.
valor: o que a sua empresa ou marca propõe, qual o benefício que ela gera na sociedade e como isso é percebido;
matéria-prima: tudo se torna insumo para criar ofertas diferenciadas, podendo ser algo tangível ou intangível e nesse processo toda a cadeia produtiva conta, desde os fornecedores até a pessoa que tem contato direto com o consumidor.
Além disso, a economia criativa destaca a capacidade humana e social em relação aos recursos físicos e financeiros, quebrando o padrão do modelo industrial e valorizando o imaterial.
É importante ainda ressaltar que a transformação digital foi fundamental para impulsionar a economia criativa. O fenômeno permitiu conectar pessoas com pensamentos diferentes, mas que conseguem se unir e colocar em prática suas ideias, desde reformular as cidades até alterar a relação de trabalho. São novas soluções para problemas antigos e que ainda estão por vir.
Até aqui ficamos muito na teoria e dados, certo? Bom mesmo é ver quais empresas estão colocando a mão na massa e mudando a forma de fazer negócios. Falaremos mais sobre elas no próximo tópico.