Biologia, perguntado por lucianodvs4242, 1 mês atrás

Por que a doença causada pelo coronavirus se torna grave quando afeta os pulmões?

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusboy013
1

Resposta:Tudo começa quando uma pessoa sadia entra em contato com gotículas do vírus, como através da tosse ou espirro de alguém infectado, ou ainda por meio do contato com uma superfície contaminada com essas partículas. A partir daí, o vírus começa a "hackear" as células das vias respiratórias (canais que conduzem o ar aos pulmões, como o nariz e a traqueia) e dos pulmões, transformando-as em fábricas de coronavírus que se espalham por mais células.

Tosse, coriza e espirros podem surgir por conta do ataque às vias respiratórias. Esses sintomas também podem ser reflexo do acometimento dos pulmões

Explicação:

Ou seja, como é um vírus que se multiplica rápido logo os sintomas serão mais severos, pois ele precisa das células das vias respiratórias para poder se reproduzir. Nos casos mais graves, há também infecção dos alvéolos, estruturas responsáveis pela troca gasosa nos pulmões — a captação de O2 do ar para o sangue, e liberação de CO2.É por isso que os pulmões são vitais — eles nos dão, literalmente, o ar que respiramos. O órgão absorve o oxigênio externo e o distribui para todo o corpo através do sangue e, na via contrária, recolhe o gás carbônico dispensado após vários processos dentro do corpo. Quando infectadas, as células dos alvéolos sofrem alterações importantes que levam à sua morte, desencadeando um processo de inflamação e edema pulmonar (excesso de líquido) que impedem as trocas gasosas, culminando com a insuficiência respiratória.

Respondido por ricardocunhamorenorj
0
Pq como é um vírus que se expande rápido, os sintomas são muito severos, pois ele precisa das células das vias respiratórias para poder se reproduzir.
Perguntas interessantes