Biologia, perguntado por ÉRICACRISTINASD, 1 ano atrás

Por que a desnaturação em fitas de ácidos nucleicos com maior quantidade de bases nitrogenadas guanina e citosina ocorre em temperaturas maiores que quando há maior quantidade de bases adenina e timina? a. Porque guanina e citosina são moléculas maiores e mais difíceis de serem quebradas, sendo necessária mais energia. b. Porque há mais pontes de hidrogênio nos pareamentos guanina-citosina, sendo necessária mais energia para a quebra das ligações. c. A temperatura de desnaturação é independente da composição de bases nitrogenadas. d. Devido à presença da ligação fosfodiester. e. Nenhuma das anteriores

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
27
Primeiro: as bases nitrogenadas são ligadas entre si por pontes de hidrogênio, que é um tipo de ligação forte, ou seja, para ser quebrada, durante a desnaturação, será necessária grande quantidade de energia.

Guanina = G
Citosina = C
Adenina = A
Timina = T

Segundo: as ligações entre as bases nitrogenadas são (as pontes de hidrogênio serão representadas por = e ≡): 

C ≡ G
G ≡ C
A = T
T = A

Perceba que entre G e C (e vice-versa) o número de pontes de hidrogênio é igual a 3, enquanto entre A e T (vice-versa) o número de pontes é igual a 2.

A partir disso é possível responder a questão: Quanto mais guanina e citosina na molécula, maior a temperatura - energia - necessária para romper as ligações, visto que entre essas bases há 3 pontes de hidrogênio, enquanto entre a adenina e a timina, só há 2, o que não despende tanta energia quanto na outra. 


Respondido por jzejr
4

Resposta: "B"

Explicação: Quanto mais claro e objetivo melhor (Como a guanina e a citosina pontes de hidrogênio, sendo necessário maior quantidade de energia para quebras essas ligações).

Perguntas interessantes