Por que a crença limitante não tem embasamento?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Desde o começo das nossas vidas, buscamos referências
em outras pessoas.
Primeiro, são nossos pais. Depois, os demais familiares, passando pelos professores e amigos.
Todos esses contatos com terceiros vão moldando os nossos modelos mentais, assim como as nossas próprias experiências.
São influências positivas e negativas, que criam a nossa percepção das coisas e do mundo.
No entanto, elas nem sempre representam a realidade.
É aí que nascem as chamadas crenças limitantes, aqueles pensamentos que, mesmo inconscientemente, levamos como verdades absolutas, ainda que não funcione bem assim na prática.
Podemos dizer que elas são uma espécie de desculpa que impomos a nós mesmos para que permaneçamos em nossa zona de conforto, em uma aparente segurança.
O que nem todos consideram é que esse tipo de pensamento pode ser muito nocivo ao desenvolvimento pessoal e profissional.
Afinal, quem não se arrisca um pouco dificilmente vai fazer algo diferente. E como atingir os seus objetivos repetindo mais do mesmo?
Por que temos crenças limitantes?
As crenças limitantes, na grande maioria das vezes, são pensamentos inconscientes, que aparecem como mecanismos de defesa para evitar eventuais frustrações.
Em um momento do passado, você pode ter sofrido com algum episódio específico e, agora, toda vez que esse gatilho é acionado, o seu subconsciente dá um jeito de tentar bloqueá-lo.
Por isso, um bom exercício para se livrar das crenças limitantes é ir em busca da raiz do problema. Ou seja, encontrar o agente causador dessa negatividade.
Mas esse é um assunto que veremos mais à frente, ainda neste artigo.
Explicação:
BONS ESTUDOS ^-^