História, perguntado por lirgigirl, 4 meses atrás

Por que a conjuração mineira e baiana não devem ser vistos como movimentos nacionais?​

Soluções para a tarefa

Respondido por pedropetini
1

As Conjurações que ocorreram no Brasil durante o século XVIII não podem ser considerada como nacionalistas porque não havia ainda um sentimento unificador em torno da ideia de nação brasileira.

Estes eventos importantes ocorreram em um período da história do Brasil e do mundo muito particular. Era final do século XVIII e eventos de dimensões jamais vistas transformavam toda a ideia de política daquele momento.

Nos Estados Unidos, a independência das treze colônias inglesas no ano de 1776 inspirou ambos movimentos de conjuração de buscarem liberdade em relação a Portugal. Todavia, isso não significava que este evento atingiria todo o Brasil.

Muito pelo contrário: naquele momento não havia uma noção clara do que era o território brasileiro. Muito menos de que existia um povo com características em comum que pertencesse a uma nação.

A Revolução Francesa, que ocorre no mesmo ano dos eventos em Minas Gerais, mas não vai inspirar a conjuração neste lugar, ainda que promovesse o nacionalismo na França, só o fez por conta das condições específicas daquele país, (veja na resposta: https://brainly.com.br/tarefa/50613942).

Assim, as conjurações que ocorreram no Brasil, tanto a mineira quanto a baiana, buscaram, principalmente, a independência destas regiões e não de todo o território e, muito menos, entonavam um tom de nacionalidade. Ao contrário, pode-se constatar até mesmo um certo regionalismo, como pode ser entendido, por exemplo, pela confecção de bandeiras próprias para os dois movimentos.

Perguntas interessantes