Química, perguntado por lorenaalorrayn, 10 meses atrás

Por que a comunidade científica modificou os modelos atômicos ao longo dos tempos?

Soluções para a tarefa

Respondido por giovaniunderground
0

Resposta:

Novas teorias e modelos devem ser propostos sempre que: observada a baixa efetividade ou obsoleta capacidade de explicar a matéria através dos paradigmas vigentes; bem como apontadas através da constatação experimental contradições e obtenção de resultados imprevistos ou totalmente incompatíveis com o que foi postulado.

Explicação:

Por exemplo, os dois primeiros modelos atômicos:

John Dalton propôs que o átomo fosse maciço, indivisível  e indestrutível.

No entanto, essa proposição não poderia explicar o fato de serem constatados os raios catódicos, que mais tarde ficariam conhecidos como elétrons, constituintes de toda matéria.

Através de experiências de condutividade elétrica em gases rarefeitos, foi analisado por J. J. Thomson que os raios catódicos são capazes de "empurrar" uma espécie de cata-vento que pode ser colocado no interior de uma ampola. Significa que o raio é capaz de variar o momento linear do cata-vento, o que significa que este raio exerce força. E se exerce força, é devido a uma propriedade: massa. Os raios catódicos apresentam massa.

Aproximando um ímã de um raio catódico, é possível verificar que ele deixa de ser linear, sofre deflexão por conta do campo magnético... Devido a essa mudança de trajetória, pode-se perceber que o raio catódico apresenta carga negativa.

Além dessas duas propriedades, independentemente do gás no interior do tubo e independentemente do metal do qual eram constituídos os elétrons, o raio formado era o "mesmo."

Assim, Thomson concluiu que esses raios seriam parte fundamental de toda matéria, faziam parte da constituição do átomo.

Perguntas interessantes