*Por que a ciência aristotélica é contemplativa?
*Por que Aristóteles é conhecido como realista?
Soluções para a tarefa
A ciência Aristotélica é contemplativa porque em Aristóteles temos a distinção de duas categorias fundamentais de virtudes: as éticas, que constituem propriamente o objeto da moral, ao caráter do homem e as dianoéticas, as virtudes do pensamento, da racionalização, que a transcendem.
É uma distinção e uma hierarquia, que têm uma importância essencial em relação a toda a filosofia e especialmente à moral. As virtudes intelectuais, teoréticas, contemplativas, são superiores às virtudes éticas, práticas, ativas. Assim, Aristóteles sustenta o primado do conhecimento, do intelecto, da filosofia, sobre a ação, a vontade, a política.
Aristóteles é conhecido como realista por seu espírito positivo e observador ao desenvolver uma teoria objetiva: tudo que se pode aprender precede a sensação e é independente dela.
A filosofia aristotélica parte da dedução do particular pelo universal e segue a ordem da realidade, onde o fenômeno particular depende da lei universal e o efeito da causa. Os elementos primeiros, os princípios supremos, as verdades evidentes, são fruto de uma visão imediata, uma intuição intelectual.
Bons estudos!