Por que a cidade de João Maria ficou conhecida como Contestado?
Me ajudem por favor, estou fazendo trabalho.
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Além de Canudos, outro importante movimento messiânico ocorreu na fronteira entre o Paraná e Santa Catarina, numa região contestada (disputada) pelos dois estados. Nessa área — que ficou conhecida como Contestado —, era grande o número de sertanejos sem-terra e famintos que trabalhavam sob duras condições para os fazendeiros locais e duas empresas norte-americanas que ali atuavam: a Southern Brazil Lamber and Colonization, de exploração de madeira e colonização, e a Brazil Railway, ferroviária.
Os problemas sociais e a disputa pela terra agravaram-se quando a empresa Brazil Railway passou a contratar trabalhadores em outros Estados para a construção da estrada de ferro, pagando salários muito baixos. Em 1910, quando a ferrovia ficou pronta, a empresa mandou embora todos os seus funcionários — mais ou menos 8000 homens. Sem casa, sem dinheiro e sem ter como voltar para seus Estados, eles passaram a perambular pela região, saqueando, invadindo propriedades e até se oferecendo como jagunços (capanga, homem armado a serviço de um coronel) aos coronéis. Tudo isso fez crescer muito as tensões sociais e políticas na região.
Os sertanejos do Contestado começaram a se organizar sob a liderança de um “monge” chamado João Maria. Após sua morte, seu lugar foi ocupado por outro “monge”, Miguel Lucena Boaventura, conhecido como José Maria.
Na foto, o “monge” João Maria, considerado profeta por seus seguidores (década de 1910)
José Maria reuniu mais de 20 mil sertanejos e fundou com eles alguns povoados que compunham a chamada “Monarquia Celeste”. Como em Canudos, a “monarquia” do Contestado tinha um governo próprio e normas igualitárias, não obedecendo às ordens das autoridades da república.
Os sertanejos do Contestado foram violentamente perseguidos pelos coronéis-fazendeiros, além dos donos das empresas estrangeiras, com o apoio das tropas do governo. O objetivo era destruir a organização comunitária e expulsar os sertanejos das terras que ocupavam.
Em novembro de 1912, José Maria foi morto em combate e “santificado” pelos moradores da região. Seus seguidores, entretanto, criaram novos núcleos da Monarquia Celeste, depois combatidos e destruídos pelas tropas do exército brasileiro.
Em 1916, os últimos núcleos foram arrasados por tropas de 7 mil homens armados de canhões, metralhadoras e até alguns aviões de bombardeio, pela primeira vez usados como arma de combate no Brasil.
O tipo de vida dos cangaceiros recebeu o nome de cangaço e é objeto de discussões entre pesquisadores. Para alguns, foi uma forma pura e simples de banditismo e criminalidade; para outros, uma forma de contestação social, isto é, de revolta reconhecida como legítima pelas pessoas que viviam oprimidas.
Entre os mais importantes grupos de cangaceiros destacaram-se o de Antônio Silvino (1875-1944) e o de Virgulino Ferreira, mais conhecido como Lampião(c. 1900-1938).
Depois que a polícia massacrou o “bando” de Lampião, em 1938, o cangaço praticamente desapareceu do nordeste.
Cangaço (Revolta e violência no nordeste)
A miséria, as injustiças dos coronéis-fazendeiros, a fome e as secas produziram no nordeste um ambiente favorável à formação de grupos armados conhecidos como cangaceiros, que praticavam assaltos a fazendas e, muitas vezes, matavam pessoas.
Os problemas sociais e a disputa pela terra agravaram-se quando a empresa Brazil Railway passou a contratar trabalhadores em outros Estados para a construção da estrada de ferro, pagando salários muito baixos. Em 1910, quando a ferrovia ficou pronta, a empresa mandou embora todos os seus funcionários — mais ou menos 8000 homens. Sem casa, sem dinheiro e sem ter como voltar para seus Estados, eles passaram a perambular pela região, saqueando, invadindo propriedades e até se oferecendo como jagunços (capanga, homem armado a serviço de um coronel) aos coronéis. Tudo isso fez crescer muito as tensões sociais e políticas na região.
Os sertanejos do Contestado começaram a se organizar sob a liderança de um “monge” chamado João Maria. Após sua morte, seu lugar foi ocupado por outro “monge”, Miguel Lucena Boaventura, conhecido como José Maria.
Na foto, o “monge” João Maria, considerado profeta por seus seguidores (década de 1910)
José Maria reuniu mais de 20 mil sertanejos e fundou com eles alguns povoados que compunham a chamada “Monarquia Celeste”. Como em Canudos, a “monarquia” do Contestado tinha um governo próprio e normas igualitárias, não obedecendo às ordens das autoridades da república.
Os sertanejos do Contestado foram violentamente perseguidos pelos coronéis-fazendeiros, além dos donos das empresas estrangeiras, com o apoio das tropas do governo. O objetivo era destruir a organização comunitária e expulsar os sertanejos das terras que ocupavam.
Em novembro de 1912, José Maria foi morto em combate e “santificado” pelos moradores da região. Seus seguidores, entretanto, criaram novos núcleos da Monarquia Celeste, depois combatidos e destruídos pelas tropas do exército brasileiro.
Em 1916, os últimos núcleos foram arrasados por tropas de 7 mil homens armados de canhões, metralhadoras e até alguns aviões de bombardeio, pela primeira vez usados como arma de combate no Brasil.
O tipo de vida dos cangaceiros recebeu o nome de cangaço e é objeto de discussões entre pesquisadores. Para alguns, foi uma forma pura e simples de banditismo e criminalidade; para outros, uma forma de contestação social, isto é, de revolta reconhecida como legítima pelas pessoas que viviam oprimidas.
Entre os mais importantes grupos de cangaceiros destacaram-se o de Antônio Silvino (1875-1944) e o de Virgulino Ferreira, mais conhecido como Lampião(c. 1900-1938).
Depois que a polícia massacrou o “bando” de Lampião, em 1938, o cangaço praticamente desapareceu do nordeste.
Cangaço (Revolta e violência no nordeste)
A miséria, as injustiças dos coronéis-fazendeiros, a fome e as secas produziram no nordeste um ambiente favorável à formação de grupos armados conhecidos como cangaceiros, que praticavam assaltos a fazendas e, muitas vezes, matavam pessoas.
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Ficou conhecida como contestado pq é fruto da disputa de territórios de SC e parana
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