Por que a cidade de Brasília registra um dos maiores índices de desigualdade social e econômica do Brasil? Urgente!
Soluções para a tarefa
Resposta:
- Um medidor inédito, 'desigualtômetro' (termo criado pela Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis) mostra no mapa que há diferenças significativas no acesso a determinados bens e serviços entre os moradores da região central e das áreas periféricas no Distrito Federal.
- Na área da saúde, por exemplo, o mapa aponta que o “desigualtômetro” do Plano Piloto, região central de Brasília, chega a ser 19 vezes superior à região da Estrutural, favela periférica situada a aproximadamente 20 quilômetros do centro da cidade.
- No Plano Piloto, onde 60% dos moradores trabalham no serviço público, 52% das pessoas utilizam os postos de saúde em sua própria vizinhança. Na Estrutural, esse percentual chega a 92%, mostrando as dificuldades de locomoção dos moradores. No quesito plano de saúde, a proporção é ainda mais desigual. No Plano Piloto, 84,4% da população possui plano de saúde, enquanto que na Estrutural essa taxa não passa de 5,6%.
*Obs: tirei alguns trechos de AgênciaBrasil.
RESUMINDO...: Registra uma enorme diferença/desigualdade salarial. Acredito que seja pelo fato do serviço público oferecer altos salários, mas requier qualificação, o que dificulta o acesso dos menos escolarizados a postos com bom rendimento salarial. Enquanto tem uns empregados ganhando bem, há outros sem emprego e salário.
Espero ter ajudado, abraços! Bons estudos.