Biologia, perguntado por joycejacinto15, 11 meses atrás

Por que a camada lipídica da membrana plasmática não se dissolve na água, já que a parte hidrofílica dos fosfolípios está justamente em contato com a água?

Soluções para a tarefa

Respondido por Vhbjbvh
0

Resposta:

Explicação:

Porque os fosfolipídios que formam a membrana plasmática poder ser apolar ou seja não reagem a água

Ja a parte hidrofílica pode ser Anflica parte polar e parte apolar

Respondido por caiohamamura
0

Para respondermos essa pergunta precisamos entender o que significa dissolver em água. As substâncias que se dissolvem em água a fazem porque elas têm mais afinidade com as moléculas água (com uma ou com várias delas) do que com elas mesmas, assim essas moléculas ficam circundadas pelas moléculas de água por meio de interações intermoleculares polares que podem ser dipolo-dipolo ou íon-dipolo.

Na imagem anexa está o exemplo do sal de cozinha, o cloreto de sódio. Apesar do cloreto de sódio estar ligado por interações do tipo íon-íon (a mais forte), ele se dissolve em água porque um íon de sódio interage com diversas moléculas de água formando diversos íon-dipolo que conseguem superar a força de interação entre os dois íons, então eles se dissolvem ficando circundados por moléculas de água.

No caso da membrana plasmática ela tem uma conformação de duas camadas fosfolipídicas, ou seja, apenas a parte hidrofílica interage com a água, ao passo que a parte lipídica fica voltada para dentro (que cumpre interações de Van Der Waals). Assim só uma parte formaria pontes de hidrogênio com a água, enquanto a parte lipídica "prefere" interagir com outras caudas lipídicas formando um ciclo fechado protegido. Tecnicamente, a célula como um todo pode ser considerada como "dissolvida" em água, pois ela é carreada pela água já que externamente a membrana interage com as moléculas de água.

O mesmo acontece com as moléculas de detergente que hoje são sulfolipídicas, mas também já foram fosfolipídicas. Elas têm uma cabeça iônica (fosfato/sulfonato) que interage com a água e uma cauda lipídica que interage com a gordura, por fim as caudas acabam circundando a gordura que queremos limpar e formam estruturas denominadas de micelas que se parecem muito com membranas de células. Essas micelas, que são como globos de moléculas de detergente com gordura no interior é que são carregadas com a água quando lavamos. Aliás, uma das hipóteses para o surgimento da vida é justamente baseado nessas micelas que se formam em moléculas íon-lipídicas, elas teriam servido como uma "membrana celular" primitiva.

Anexos:
Perguntas interessantes