Geografia, perguntado por Onesiano, 1 ano atrás

Por que a caatinga é considerada um "Hotspot" ?

Soluções para a tarefa

Respondido por kelvinmorais10pa4v8l
5
Os hotspots, também chamados de hotsposts de biodiversidade, podem ser definidos como áreas com grande biodiversidade, ricas principalmente em espécies endêmicas, e que apresentam alto grau de ameaça. Essas áreas são, portanto, locais que necessitam de atenção urgente, sendo consideradas prioritárias nos programas de conservação.

O termo hotspot foi usado pela primeira vez em 1988, por Norman Myers, em um artigo em que ele listava dez florestas tropicais com altos níveis de endemismo e destruição. Seu objetivo era analisar e definir as áreas com prioridade em conservação em face de sua riqueza e área devastada. Nesse trabalho, no entanto, ainda não ficou estabelecido nenhum critério quantitativo para a definição de um hotspot.

→ Critérios utilizados para definir um hotspost

Atualmente, considera-se um local como hotspot se ele obedecer a dois critérios básicos:

Abrigar pelo menos 1500 espécies de plantas endêmicas;

Ter perdido mais de ¾ de sua vegetação original.

→ Exemplos de hotspots

A quantidade de hotspots no mundo está em constante mudança, uma vez que a cada dia os estudos na área são ampliados. Para se ter noção dessas mudanças, em 1999, considerava-se a existência de 25 hotspots; em 2005, esse número elevou-se para 34. Estima-se que esses 34 hotsposts abriguem cerca de 75% de todos os mamíferos, aves e anfíbios mais ameaçados do mundo.

Perguntas interessantes