História, perguntado por mariafevigon, 7 meses atrás

por que a burguesia inglesa começou a se posicionar contra as praticas mercantilistas

Soluções para a tarefa

Respondido por ana2110846
3

Resposta:

Com o fim da dinastia Stuart, logo após a morte de Carlos I, a Inglaterra foi comandada por Oliver Cromwell, responsável por organizar o exército que garantiu a vitória do Parlamento sobre a Coroa e os nobres. A República foi proclamada na Inglaterra, em 16 de maio de 1649, e os parlamentares nomearam Cromwell como “Lord Protector” (Senhor Protetor da República).

Uma das medidas importantes nesse período foi a implantação do Ato de Navegação, ou seja, os produtos ingleses só poderiam ser carregados em navios da Inglaterra. Esse ato contribuiu para a formação da poderosa esquadra naval inglesa, que dominaria os mares pelos séculos seguintes.

A relação entre Oliver Cromwell e os parlamentares não demorou a se enfraquecer. Em 1653, ele instituiu uma ditadura na Inglaterra, dissolvendo o Parlamento, e acabou com o auxílio do exército burguês. As principais lideranças desse exército foram mortas por Cromwell.

Em 1657, Cromwell restaurou o Parlamento e buscou uma aproximação. O protetor da república morreu no ano seguinte e quem assumiu o poder foi seu filho, Richard Cromwell. Porém, o filho não tinha a mesma força política do pai e não resistiu à pressão dos radicais burgueses, que convocaram Carlos II, filho do rei decapitado em 1649, reestabelecendo a dinastia Stuart no poder inglês.

Perguntas interessantes