por que a burguesia e o clero patrocinaram tantas atividades e artistas da Renscença?
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
O período do Renascimento Cultural ou Renascença marca a divisória entre a Idade Média, a dita "era das trevas", da "idade da luz", que seria a Idade Moderna. Embora costuma-se ler nos livros de história do ensino médio e fundamental, que o Renascimento fora uma época que abarcou os séculosXV e XVI, alguns historiadores preferem dizer que na realidade o Renascimento não durou um século em si, mas fora um processo que iniciou-se por volta do final do século XIII e se estendeu até os fins do século XVI ou em alguns casos até mesmo nos idos do século XVII.
Respondido por
24
Na transiçãoda Idade Média para a Moderna a burguesia financiou as obras Renascentistas afim de melhorar o comércio usando da volta do antropocentrismo (homem no centro), do individualismo, do otimismo, do humanismo, do racionalismo.
Na Idade Média, a Igreja Católica com sua prepotência caracterizava a manifestação cultural. Porém, o teocêntrismo (Deus no centro) não beneficiava a burguesia que preferia que o sucesso fosse visto como mérito e não provido da vontade de Deus. Além disso, o clero via o comércio como uma atividade desonrosa, defendia o preço justo e proibia empréstimos a juros. Porém, a Igreja Católica não vivia o pregava. Assim como o comerciante burguês, a Igreja Católica era materialista e isso não combinava com a mentalidade medieval. Por isso, a Igreja se corrompeu no Renascimento. Mais tarde, criou-se um cenário perfeito para emergir Martinho Lutero e a Reforma Protestante.
Perguntas interessantes
Biologia,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás