Por que a biopirataria em Mato Grosso vem sendonum dos gramdes problemas nacionais?
URGENTE, PARA AMANHÃ DE MANHÃ!!!!!
Soluções para a tarefa
A biopirataria consiste na exploração ilegal da biodiversidade de uma nação através da exploração e apropriação de seus recursos naturais e dos saberes de seu povo. Assim, a biopirataria não se refere apenas ao contrabando de espécies da flora e fauna de um bioma mas abrange a comercialização dos recursos, muitas vezes já conhecidos das populações locais, sem que elas tenham participação nos lucros transformando a biodiversidade em propriedade privada, geralmente de corporações estrangeiras.
No Brasil, onde a biodiversidade é uma das maiores do planeta e a fiscalização ambiental tem sido cada vez pior, biomas como a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal são constantemente explorados por pesquisadores estrangeiros que, com vistos de turistas ou se dizendo missionários, entram em contato com as comunidades locais, coletam amostras e pesquisam sobre os usos de determinados recursos. De posse desses dados, eles registram uma patente o que permite que explorem economicamente esses recursos por muitos anos (na prática, ficam "donos" do recurso biológico).
O estado do Mato Grosso, por sua localização geográfica (possui áreas dentro desses 3 biomas e faz divisa com a Bolívia, uma "rota de fuga") e pelas várias comunidades indígenas que possui é um dos mais visados pelos "biopiratas".
Espero ter ajudado.