Geografia, perguntado por eduardoluiz13p8sdyt, 10 meses atrás

Por que a Ásia é vista como local para instalação de industrias?

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannababy20042012
1

Ásia

   

A Ásia é o maior continente, tanto em área (chega a quase um terço de todas as terras emersas do nosso planeta) como em população, onde habitam aproximadamente 4 050 404 000 bilhões de habitantes, número que supera quase 50% da população do mundo, o que corresponde a 70 habitantes por quilômetro quadrado, aproximadamente três vezes maior que a densidade média da Terra.

Ásia

Note que numa área que equivale a um quarto do território asiático, habitam 90% dos povos do continente, como nas planícies, principalmente as irrigadas pelas monções, onde as grandes cidades possuem densidades demográficas altíssimas. Por outro lado, dois quintos do território são praticamente desabitados, abrigando 3% ou 4% da população total, como na Mongólia, a mais baixa densidade demográfica do planeta.

VEJA TAMBÉM: Densidade Demográfica

O continente asiático detém uma formação geográfica muito variada. Assim, temos o monte Everest, ponto mais alto do planeta, localizado na fronteira China-Nepal, enquanto as terras baixas de aluvião e de litoral estendem-se até encontrarem as grandes formações planálticas com cordilheiras muito altas, das quais as montanhas de maior altitude estão localizadas na cordilheira do Himalaia.

Por outro lado, o relevo asiático é assinalado por seus contrastes de extremidade altimétricas, como o Himalaia, Pamir e Tibete, onde se localizam as altitudes máximas do globo terrestre e as maiores depressões, como o Mar Morto.

Enfim, são encontradas algumas das montanhas mais altas do mundo, os rios mais extensos, os maiores desertos, planícies e platôs, as selvas e florestas mais densas.

As nações asiáticas possuem diversos sistemas de governo, como os comunistas na China e Coreia do Norte, os monarcas governantes dos reinos da Arábia Saudita e a Tailândia, os xeiques do Reino do Barein, do Estado do Catar e dos Emirados Árabes Unidos, os países democráticos como Israel e Japão ou o sultanato dos nove estados malaios.

O povo é enormemente diferente em árvores genealógicas, práticas ou comportamentos habituais, idiomas, crenças de religião.Assim, o chinês (a língua mais falada do mundo), o árabe, o malaio-indonésio, o japonês e, na Índia, o hindi-urdu e o bengali, são algumas das muitas línguas faladas na Ásia, enquanto do ponto de vista religioso foi o berço das mais importantes religiões do Mundo: o Judaísmo e o Cristianismo foram fundados na Palestina; o hinduísmo e o budismo, tiveram início na Índia; e o Califado islâmico e outros Estados muçulmanos tomaram o Oriente Médio a partir do século VII.

Da população asiática, podemos dizer que é formada de povos de raça amarela, contudo, calham grandes distinções físicas, linguísticas e culturais entre eles. Há também outros troncos étnicos, como o negro e o branco, predominantes no sudeste do continente (Oriente Médio).

Divisão da Ásia em regiões

Respondido por duda233547
1
Como forma de ampliar o mercado consumidor e obter novas fontes de matérias-primas, as principais potências econômicas europeias conquistaram países na Ásia e África. Além de impor o modo de vida europeu nas regiões colonizadas, os europeus vendiam seus produtos e exploravam recursos minerais e vegetais nestes países. Foi uma forma de expandir o capitalismo no século XIX.

 

Eu fiz um breve resumo espero que eu tenha ajudado ^^


duda233547: dnd:)
Perguntas interessantes