Por que a análise sociológica deve-se considerar o fenômeno particulares do ponto de vista da sua integração do conjunto da vida social
Soluções para a tarefa
A exploração dos senhores sobre os servos, que deveria ser eliminada pela fraternidade, ressurgiu então na forma do lucro, que enriquecia poucos à custa do trabalho de muitos.
Essa nova condição de igualdade jurídica, mas de desigualdade econômica e social, foi questionada por intelectuais, movimentos sociais e trabalhadores organizados de diferentes setores da sociedade. A luta por melhores condições de vida e de trabalho e por participação política nas decisões sobre o destino da sociedade fez crescer o clamor por soluções que impedissem o esfacelamento da sociedade europeia. Esse espírito de insatisfação e a possibilidade de conhecer as causas das desigualdades e de criar soluções racionais foi o sentimento que mobilizou o desenvolvimento das Ciências Sociais, ainda que de forma conservadora, sustentado pelo status quo diante de possibilidades radicais de transformação da sociedade.
No momento em que os problemas da sociedade passaram a ser percebidos como passíveis de solução, ela se tornou objeto de estudo científico. Em seu Curso de filosofia positiva, Augusto Comte foi o primeiro a definir a Sociologia como a ciência que busca a compreensão dos fundamentos das relações sociais. Naquele contexto, ela foi pensada como técnica para encontrar soluções para os problemas da sociedade industrial europeia, principalmente o da desigualdade, que tantos riscos causava à ordem social capitalista e burguesa.