por que a america latina e considerada periferia do sistema captalista?
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Para a teoria da dependência a caracterização dos países como "atrasados" decorre da relação do capitalismo mundial de dependência entre países "centrais" e países "periféricos". Países "centrais", como centro da economia mundial será identificado nos espaços em que ocorrem a manifestação do meio técnico científico informacional em escala ampliada e os fluxos igualmente fluam com mais intensidade. A periferia mundial (países periféricos)se apresente como aqueles espaços onde os fluxos, o desenvolvimento da ciência, da técnica e da informação ocorram em menor escala e as interações em relação ao centro se dêem gradativamente. A dependência expressa subordinação, a ideia de que o desenvolvimento desses países está submetido (ou limitado) pelo desenvolvimento de outros países e não era forjada pela condição agrário-exportadora ou pela herança pré-capitalista dos países subdesenvolvidos mas pelo padrão de desenvolvimento capitalista do país e por sua inserção no capitalismo mundial dada pelo imperialismo. Portanto, a superação do subdesenvolvimento passaria pela ruptura com a dependência e não pela modernização e industrialização da economia, o que pode implicar inclusive a ruptura com o próprio capitalismo
Respondido por
2
Antes das navegações a Europa era considerada como periferia do mundo devido:
➡️O sistema - mundo neutro que ficou concentrado na Ásia Central e na Índia , somente teve uma mudança com a chegada das navegações.
➡️O sistema - mundo foi transformado em um sistema planetário e capitalista que tomou conta de toda a Europa, onde juntos selaram uma aliança governanental que revolucionou o milénio.
Bons estudos...
Obrigada: Carmen2711..
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás