por que a adesão dos países da Cortina de Ferro à União Europeia representou um futuro melhor?
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
O uso da expressão Cortina de Ferro se deu por causa da divisão da Europa em duas partes, sendo a Europa Oriental e Europa Ocidental, no qual eram áreas diferentes para influências a política e economia no pós Segunda Guerra Mundial, chamado de Guerra Fria. Na época em que a Europa estava dividida, o lado do Oriente estava com o poder político da União Soviética. Já o lado do ocidente, tinha como influência política os Estados Unidos.
A princípio a Cortina de Ferro tinha uma separação junto as repúblicas europeias da União Soviética, sendo elas: Rússia, armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Estônia, Geórgia, Cazaquistão, Lituânia, Letônia, Moldávia e Ucrânia e os estados independentes da Alemanha Orienta, Polônia, Tchecoslováquia, Hungria, Bulgária e Romênia, no qual todos ficavam sob o poder econômico da extinta URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).
A Cortina de Ferro
teve seu fim junto a União Soviética, em 1991 e, com isso, a volta dos países ao "Continente Europeu", onde eram mais evoluídos política e economicamente.