Matemática, perguntado por lucordeiromluciana, 10 meses atrás

“Por quase um século antes de seu tempo, os filósofos escolásticos vinham discutindo a quantificação das formas variáveis, um conceito de Aristóteles aproximadamente equivalente a qualidades. Nicole Oresme conhecia bem esse resultado e ocorreu-lhe, em algum momento antes de 1361, um pensamento brilhante – por que não traçar uma figura ou gráfico da maneira pela qual variam as coisas? Por isso, ele traçou um gráfico velocidade-tempo para um corpo que se move com aceleração constante.” (BOYER, Carl B., História da matemática. Tradução: Elza Gomide. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1974. p. 192). Considerando o texto acima, analise as seguintes afirmações: I. Usando um eixo para a velocidade e outro para o tempo, o gráfico citado corresponde ao de uma função polinomial do primeiro grau. II. Se o corpo em estudo tem aceleração positiva, a função correspondente ao gráfico é crescente. III. Nicole Oresme usou as grandezas velocidade e tempo na construção de seu gráfico primordial porque tais grandezas já eram objeto de estudo de seus predecessores. Assim sendo, marque a alternativa correta: Escolha uma: a. Todas são verdadeiras. b. Apenas a III é verdadeira. c. Apenas a I é verdadeira. d. Todas são falsas. e. Apenas a II é verdadeira.

Soluções para a tarefa

Respondido por caroolinecorrea
8

Olá, tudo bem?

Alternativa a) Todas são verdadeiras.

I. Correto - Pois a função polinomial do primeiro grau é aplicada na cinemática (estudo do movimento de corpos) para expressar a posição de um corpo em velocidade uniforme em relação ao tempo.

II Correta - Pois se um corpo possui aceleração positiva, a função correspondente ao gráfico será crescente, ou seja, irá aumentar. A situação pode ser descrita como um carro que sobre um morro inclinado.

III. Correto - Nicole Oresme foi um matemático que viveu até 1382 e a quem é atribuído o gráfico de barras. Foi discípulo de Buridan e influenciado pela ciência de Aristóteles.

Espero ter ajudado ;)

Perguntas interessantes