Por qual razão o Brazilian jiu-jitsu se tornou tão conhecido no mundo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Desde as primeiras civilizações o homem teve de lutar, as necessidades diferiam, hora para garantir o alimento, hora para defender o clã de inimigos, ou impor-se frente à sua sociedade. Processo natural mediante a necessidade da luta foi a sistematização das técnicas, em prol de adquirir vantagem no fronte de batalha. Entre as sistematizações ocorridas surge o Brazilian Jiu-Jitsu, baseado em sistemas de alavancas, as quais possibilitavam a vantagem da técnica à força.
A origem de diversas artes marciais mistura realidade e imaginação, criando algumas histórias fantasiosas. Desta forma, para a definição da origem de uma arte marcial existem algumas dificuldades, umas delas é a interpretação, se um estilo de luta recebe contribuição de um outro estilo não quer dizer que aquele é originário deste; outra dificuldade está na falta de documentos confiáveis
Resposta:
Com o objetivo de provar a superioridade do jiu-jitsu e formar uma tradição familiar, Carlos Gracie desafiou grandes lutadores da época e passou a gerenciar a carreira dos irmãos. A família Gracie lutava em combates de Vale-tudo, onde não haviam regras, lutas terminando pelo nocaute ou finalização. Lutando contra adversários vinte, trinta quilos mais pesados, os Gracie logo conseguiram fama e notoriedade nacional. Atraídos pelo novo mercado que se abriu em torno do jiu-jitsu, com uma formação que enfatizava a especialização: após a queda, levava-se a luta ao chão e se usavam os golpes finalizadores.
Ao modificar as regras internacionais do judô e jiu-jítsu japonês nas lutas que ele e os irmãos realizavam, Carlos Gracie iniciou o primeiro caso de estilo, ou esporte, reconhecido na história de modalidades brasileiras exportadas para o mundo anos depois, a arte marcial passou a ser denominada de gracie jiu-jitsu e depois veio a surgir o Brazilian jiu-jitsu, sendo exportada para o mundo todo, até mesmo para o Japão.