por qual motivo um gás nobre não se combina com outros elementos químicos para formar compostos químicos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Usando a descrição de Bohr de camadas de elétrons, gases nobres têm camadas cheias. Todos os gases nobres têm camadas externas completas. O primeiro gás nobre é o pouco hélio (He), com uma camada que se enche de apenas dois elétrons. O fato de suas camadas externas estarem cheias significa que eles não precisam reagir com outros elementos. Na verdade, eles raramente combinam com outros elementos. É por essa não reatividade que são chamados de inertes.
Os gases nobres são os elementos químicos do grupo 18 da tabela periódica. Eles são os mais estáveis por terem o número máximo de elétrons de valência que sua camada externa pode conter. Portanto, eles raramente reagem com outros elementos, uma vez que já são estáveis.
Explicação:
Gases nobres são incolores, inodoros, insípidos e não inflamáveis em condições padrões. Eram rotulados como o grupo 0 da tabela periódica porque se acreditava que tinham a valência de zero, o que significa que seus átomos não podem se combinar com de outros elementos para formar compostos.
As ligações químicas, sejam iônicas ou covalentes, envolvem o compartilhamento de elétrons para que os átomos possam ter uma "camada de valência" completa, que é sua camada mais externa de elétrons. Gases nobres, na extrema direita, já têm camadas de elétrons cheias. Assim, eles alcançam um baixo nível de energia e ficam satisfeitos sem ter que se ligar.