por qual motivo surgiu a segunda guerra mundial?
Soluções para a tarefa
Segundo diversos historiadores, a primeira guerra mundial era inevitável. O período de o conflito surgir foi de muita tensão entre as potências européias. A decadência do Império Turco tinha acontecido e várias partes do Império foram tomadas pelas grandes potências, enquanto nos Balcãs foram forçados a recuar quase até a Constantinopla.
Uma segunda causa de atrito para soltar faíscas para a Primeira Guerra Mundial foi a decadência da Monarquia dos Habsburgo dupla na Áustria e da Hungria os eslavos queriam uma independência ou um papel maior no governo, enquanto as elites austríaca e húngaras queriam lutar por seu império ainda.
A principal aliada da Áustria foi a Alemanha recentemente unificada, sempre preocupada com potenciais ganhos de russos como Áustria enfraquecida, especialmente nos Balcãs. Os alemães no mesmo período estavam envolvidos em uma corrida armamentista naval com a Grã-Bretanha, que por sua vez passou a se aliar com a França e a Rússia.
Apesar de todas as potências estarem tensas, a Europa em 1914 parecia ser bem tranquila. Em 28 de junho de 1914 o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, foi baleado e morto por Gavrilo Princip, um terrorista sérvio, ao visitar Sarajevo. O clima na Áustria já era hostil em relação à Sérvia e começou uma guerra entre os dois países. Os austríacos tinham certeza de que o governo sérvio tinha sido de alguma forma envolvido no assassinato e que o líder dos terroristas era chefe da inteligência sérvia.