Filosofia, perguntado por lilorelaitkl, 6 meses atrás

Por qual motivo podemos dizer que a proposta ética de Kant prioriza a liberdade? Alg ajuda namoralzinha foloquei valendo mais ponto

Soluções para a tarefa

Respondido por kelinesilvadias
0

Resposta:

A Ética de Kant e o Imperativo Categórico

Pedro Menezes

 

Professor de Filosofia, Mestre em Ciências da Educação

Immanuel Kant (1724-1804) buscou criar um modelo ético que fosse independente de qualquer tipo de justificação moral religiosa e se baseasse apenas na capacidade de julgar inerente ao ser humano.

Para isso, Kant elaborou um imperativo, uma ordem, de forma que o indivíduo pudesse utilizar como uma bússola moral: o Imperativo Categórico.

Esse imperativo é uma lei moral interior ao indivíduo, baseada apenas na razão humana e não possui nenhuma ligação com causas sobrenaturais, supersticiosas ou relacionadas a uma autoridade do Estado ou religiosa.

O filósofo buscou fazer com a filosofia o que Nicolau Copérnico fez com as ciências. A revolução copernicana transformou toda a forma de compreensão do mundo.

A ética kantiana está desenvolvida, sobretudo, no livro Fundamentação da Metafísica dos Costumes (1785). Nele, o autor busca estabelecer um embasamento racional para o dever.

Perguntas interessantes