História, perguntado por sgabiih, 8 meses atrás

Por qual motivo o período da história do Brasil que vai de 1894 a 1930 ficou também conhecido como República do Café-com-Leite? (mínimo 15 linhas)​

Soluções para a tarefa

Respondido por stefanyvictoriaa066
3

Resposta:

A República Velha é chamada pelos historiadores de Primeira República,esse período foi iniciado com a Proclamação da República, que fez com que Deodoro da Fonseca assumisse a presidência. O período de 1889 a 1894 é também conhecido como República da Espada.  A República Velha contou, ao todo, com treze presidentes e com outros dois que não puderam assumir a presidência. O mandonismo, clientelismo e coronelismo são características importantes desse período. A política dos governadores e a política do café com leite foram práticas importantes do arranjo político das oligarquias.O Brasil experimentou um avanço industrial embrionário nesse período, que resultou no nascimento do movimento operário no país.  A desigualdade social e a política corrupta desse período motivaram revoltas em diversas partes do país.  A Revolução de 1930 foi o acontecimento que precipitou o fim desse período e inaugurou a Era Vargas.


sgabiih: Obrigadaa
stefanyvictoriaa066: por nada, mb =)
Respondido por guaxinimbigodudo666
1

Resposta:

São Paulo e Minas Gerais eram, na época, os estados com maior número de habitantes e os maiores produtores de café e leite do país, respectivamente. Devido à importância nacional desses produtos, a elite agrária dos dois estados passou a ter grande influência política. O Partido Republicano Paulista (PRP) e o Partido Republicano Mineiro (PRM) se aliaram para, a cada eleição, apoiar a candidatura de representantes de um dos dois estados ao cargo de presidente do Brasil. Assim poderiam se alternar no poder.

Esse controle da política brasileira era possível devido ao sistema de votação estabelecido: por serem os estados mais populosos, São Paulo e Minas Gerais tinham mais deputados na Câmara e, com isso, controlavam quem seriam os presidentes de estado - que hoje chamamos de governadores - e os nomes que ocupariam o Poder Legislativo.

Para ser eleito presidente do país, o candidato deveria ter a aprovação do Legislativo, que, por sua vez, dependia do apoio dos presidentes de estado. Ou seja, com a maioria, os políticos paulistas e mineiros tinham maior controle sobre quem seria eleito.


sgabiih: Obrigadaa
Perguntas interessantes