Por qual motivo existem camadas na terra
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Terra é classificada em três tipos de camadas, que são divididas de acordo com certos critérios químicos e físicos. De forma simplificada, a Terra é formada por uma camada externa, um manto viscoso e um núcleo na parte mais interna.
A camada externa, denominada de crosta terrestre, é a camada cuja espessura vai de 5 a 30 km. Existem diversos tipos de crosta, no entanto, os principais são a crosta continental e a oceânica. A crosta continental é composta por rochas graníticas. Já a crosta oceânica é de composição basáltica.
O manto é uma camada essencialmente viscosa, composto por substâncias ricas em ferro e magnésio. Ele apresenta temperaturas que podem variar de 100º Celsius a 3500º Celsius.
O núcleo é a camada mais interna do planeta. Contém basicamente elementos metálicos como ferro, níquel e silício. Essa camada representa cerca de 1/3 de toda a massa da Terra. O núcleo é dividido em duas partes: o núcleo sólido, com um raio de 1250 km, e o núcleo líquido, que o envolve. As temperaturas nessa camada são extremamente altas, chegando a 5000ºC. Alguns especialistas acreditam que o núcleo da Terra gira mais rápido que o restante do planeta.
Explicação:
Durante a formação do planeta a temperatura era alta e a pressão ajudaram na separação dos gases e por conta dos varios tipos de minérios de diferentes pesos favoreceu a divisão de camadas.