por qual motivo existe a luta de classes no marxismo? E quais as classes em luta?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Por que segundo Marx A luta de classes e o motor da história?
Segundo pensadores como David Ricardo, Pierre-Joseph Proudhon, Karl Marx e Mikhail Bakunin, a luta de classes seria a força motriz por trás das grandes revoluções na história, fornecendo a alavanca para radicais mudanças sociais. Esse conflito teria começado com a criação da propriedade privada dos meios de produção.
εรpεяσ тεя คjudคdσ !! Ъσหร εรтudσร dε¡xa cσмσ мεłнσя яεรpσรтค σЪя¡gคdคн !!
Bons estudos!
No marxismo, a luta de classes é vista como um resultado da existência de diferentes classes sociais em uma sociedade. Essas classes sociais são definidas principalmente pelo seu papel no processo de produção e pelo acesso que têm aos meios de produção. As classes em luta no marxismo são a classe operária, que trabalha nas fábricas e outros locais de produção, e a classe capitalista, que possui os meios de produção e explora a classe trabalhadora para obter lucro.
A luta de classes é vista como uma força dinâmica na sociedade, pois as diferentes classes têm interesses contraditórios e lutam pelo poder econômico e político. O marxismo afirma que, através da luta de classes, a classe operária eventualmente se tornará consciente de seu próprio poder e se levantará contra o sistema capitalista, estabelecendo uma sociedade socialista em que os meios de produção são propriedade coletiva e não há exploração da classe trabalhadora.