Geografia, perguntado por GabrielLBBH28, 1 ano atrás

Por qual motivo a pecuária não é tão desenvolvida no Japão?

Soluções para a tarefa

Respondido por analizcoelho10
1

O Japão se destaca no cenário internacional por apresentar elevadas médias nos indicadores socioeconômicos. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) japonês, com média de 0,884, é o décimo primeiro maior do planeta. O país apresenta grande desenvolvimento industrial, sendo, atualmente, a segunda nação mais industrializada do mundo. Mesmo com todos esses indicadores econômicos positivos, ele possui um problema quanto a um setor da economia: a agricultura.

A maior parte do território é formada por grandes conjuntos montanhosos (apenas 16% do território nacional é composto por planícies), fato que dificulta o desenvolvimento da agricultura, pois reduzidas áreas se tornam disponíveis para a sua realização. Nesse sentido, houve a necessidade da utilização de tecnologia na produção agrícola a fim de maximizar a produção alimentícia.

O alto desenvolvimento tecnológico nas atividades rurais resultou num significativo aumento da produção, entretanto, reduziu a captação de mão de obra para o trabalho no campo. Somente 7% da População Economicamente Ativa (PEA) do Japão está empregada no campo.

Mesmo com a aplicação de técnicas avançadas nas atividades rurais, a produção de alimentos no Japão é insuficiente para abastecer o mercado nacional, havendo necessidade de importar a maioria dos alimentos consumidos pelos japoneses. O arroz, porém, é o único produto agrícola que supre a demanda interna.

Respondido por josethaylsons8
1

No Japão, área de pastagens são raras. Encontram-se Pastagens disponíveis ao lado de montanhas e em outras áreas remotas onde não existam plantações de arroz e outras culturas não podem ser cultivadas. Também, como a principal raça são os bois de Wagyu e são extremamente caros que os rebanhos são pequenos, e os proprietários não desejam arriscar os perigos físicos associados com as pastagens. A maioria de gado japonês vive suas vidas inteiras nos celeiros e em currais adjacentes. Em fazendas as vitelas são levantadas com suas mães e ambos são confinados à currais pequenos. As vacas e as vitelas são alimentadas por vários tipos de grãos e as forragens incluem grama verde, feno, palha do arroz e subprodutos de resíduos industriais de fábricas de tratamento agriculturais (tais como fábricas de conservas). Quase todas as vitelas de Wagyu são alimentadas com rações especiais concentradas para melhor maciez e qualidade da carne...


Perguntas interessantes