Por quais razões Max Weber é importante para compreendermos a ascensão do capitalismo na Europa?
Soluções para a tarefa
A ascensão do capitalismo pode ser compreendido através dos olhos do filósofo Max Weber por causa dos seus estudos sobre os fenômenos sociais e culturais. Nesse sentido, para Weber, o capitalismo não passava de mais um fenômeno cutural que precisava ser estudado.
Ideias de Max Weber sobre o capitalismo
Max Weber acreditava que o capitalismo deveria ser abordado a partir de uma pespectiva ética, tendo em vista que ele era um fenômeno social. Nesse sentido, deveriam existir padrões éticos e morais de condutas que refetiam em toda uma coletividade, no que tange as trocas comerciais feitas dentro do capitalismo.
Aprenda mais sobre capitalismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/27600254
Na obra "A ética protestante e o espírito do capitalismo”, publicada em 1905, Weber diz que religião e economia se conectam. E utiliza o contexto social para basear seus argumentos.
Weber e a ascensão do capitalismo
- O protestantismo, para Weber, foi o motim para o surgimento do capitalismo no mundo ocidental.
- A partir disso, Weber afirma que a cultura protestante e calvinista deu origem ao capitalismo como sistema ideal, ao afirmar o trabalho e negar o dispêndio, o gasto de bens materiais.
- Surge, então, a ideia de vocação, que está ligada à ética religiosa, já que há a afirmação do chamado de Deus aos homens aliada ao capitalismo.
Saiba mais sobre Weber em: brainly.com.br/tarefa/22841990