História, perguntado por isisismaellepe9wwc, 10 meses atrás

por quais razoes a crise do liberalismo economico consegue influenciar o surgimento de doutrinas que possuem expressoes totalitarias?​

Soluções para a tarefa

Respondido por toninhosjb
1

Resposta:

duas grandes conclusões, quais sejam: da gratidão que se deve dar à memória de Leão XIII devido à sua atitude com a “Rerum Novarum”, e da necessidade de um estado que interfere, em favor da justiça, nas relações social-econômicas de sua população.

Explicação:

A primeira conclusão se fundamenta no fato de tal Encíclica ter apontado, “com segurança e descortínio, os rumos pelos quais se salvaria a nau do Estado democrático prestes a naufragar em mar tempestuoso”. Foi sem dúvida utilizada como fundamento na elaboração de constituições e legislações, e hoje ainda possui uma forte importância, em decorrência de ter feito surgir a forma social-democrática de governo. Nos lugares onde os preceitos dessa carta foram menosprezados, viu-se surgir mais tarde aquilo que conhecemos como “Estados totalitários”, que foram frutos de uma reação anti-liberal, porém com traços desumanos e radicais. Nesses casos, o remédio foi pior do que a doença. Os principais exemplos dentre estes são a Alemanha nazista e a Rússia comunista.

A segunda conclusão, por sua vez, se fundamenta no fracasso da teoria do liberalismo quando posta em prática. Isso porque um Estado que vise realmente ao Bem comum, não pode somente policiar a ordem pública, assistido a tudo com braços cruzados. Deve-se ter em mente que esse tipo de Estado procura harmonizar as verdades parciais e inegáveis que existem tanto o individualismo como no socialismo.

Perguntas interessantes