Por quais motivos podemos dizer que o processo de independência do Brasil foi conservador?
Soluções para a tarefa
Resposta: A independência do Brasil foi conservadora, ou seja, manteve as estruturas sociais do Brasil praticamente intactas. O Brasil não se tornou uma república, como a maioria dos estados nacionais do continente americano. A escravidão não foi abolida. O Brasil permanecia uma sociedade de privilégios completamente desiguais.
Explicação:
O processo de independência do Brasil foi conservador na medida em que as estruturas econômicas e sociais básicas foram mantidas da colonização para a nação independente e o novo sistema político foi organizado de modo a manter no poder basicamente os mesmos grupos privilegiados de antes.
A economia continuou sendo pautada pelo modelo de exportação agrícola, com uso de mão de obra escravizada e controle das terras nas mãos de poucas pessoas (os latifundiários). A sociedade, assim como antes, continuou a ser organizada a partir de uma base patriarcal, marcada por profundas desigualdades entre diferentes grupos étnicos e a política seguiu sendo um privilégio dos latifundiários e dos grandes comerciantes.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/48485742