Por quais motivos os incas enfrentaram os espanhóis
Soluções para a tarefa
Resposta:
A conquista do Império Inca pelos espanhóis foi resultado da expedição liderada por Francisco Pizarro, que se aproveitou da divisão desse povo pela guerra civil para dominá-lo.
Explicação:
O Império Inca foi um grande império que existiu nas regiões correspondentes aos territórios atuais de Equador, parte do Chile e Argentina. Assim como os povos astecas, os incas foram dominados a partir da chegada dos espanhóis. A expedição que levou à conquista dos incas foi organizada por Francisco Pizarro em 1532.
Incas
Os incas foram povos indígenas que, como os astecas, eram conquistadores, pois seu grande poder e riqueza apoiavam-se no controle e nos impostos cobrados de diversos outros povos. O império era tão grande que, à época da chegada dos espanhóis, suas posses estendiam-se por mais de quatro mil quilômetros|1|.
A principal cidade inca era Cuzco, onde reinava o imperador inca (chamado de Sapa Inca). As tradições referem-se a Pachacuti como primeiro imperador inca, entronado em 1438. Os incas falavam quéchua (idioma até hoje falado, principalmente, no Peru e na Bolívia) e sobreviviam da agricultura.
Quando os espanhóis chegaram ao Império Inca, em 1532, encontraram-no em estado de guerra civil. Isso aconteceu por causa das disputas pela sucessão de poder que foram travadas entre os dois filhos de Huayna Capac: Atahualpa e Huáscar. O antigo imperador, Huayna Capac, havia morrido em decorrência da varíola.
Expedição espanhola
A expedição espanhola que iniciou a conquista dos incas foi organizada pelo espanhol Francisco Pizarro, um plebeu que havia chegado à América com 34 anos (em 1532, ele tinha 56 anos). Pizarro possuía domínios em Castilla del Oro (Panamá) e, a partir de relatos de outros exploradores, interessou-se pela região chamada “Biru”, onde se dizia haver grandes riquezas.
Em 1527, realizou uma expedição para localizar o Império Inca. No entanto, essa expedição fracassou, e Pizarro encontrou apenas povos subjugados pelos incas. Em 1529, Pizarro conseguiu autorização do rei espanhol, Carlos V, para empreender a conquista desse império. Então, ele partiu do Panamá com cerca de 200 homens, 27 cavalos e indígenas, que eram seus intérpretes.