Biologia, perguntado por DosSantos1867, 1 ano atrás

por quais motivos há divergência entre os pesquisadores em considerar os vírus como seres vivos? preciso que me salvem nisso :)

Soluções para a tarefa

Respondido por MiaWallace
0
Porque, a princípio, um ser vivo é qualquer coisa capaz de se reproduzir, evoluir e manter um metabolismo. Mas o vírus, como não possui células (unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos) não possui metabolismo próprio.

"Os vírus podem, sim, ser considerados formas de vida. Eles não têm metabolismo próprio, mas utilizam a maquinaria das células em seu benefício. Além disso, evoluem”, diz o microbiologista Carlos Menck, da USP.

“Os vírus são apenas produtos da matéria viva, como os elementos químicos que produzem as cores de uma flor. O fato de eles terem aprendido a se multiplicar não é suficiente para considerá-los seres vivos”, diz o virologista americano Eckard Wimmer, da Universidade de Nova York. Ele tem trunfos para sustentar sua posição, já que foi o líder da equipe que criou o primeiro vírus em laboratório, uma cópia do vírus da poliomielite, antes, nenhuma entidade biológica havia sido recriada usando química pura. “Para mim, eles são só produtos químicos. Tanto que nós publicamos a fórmula do vírus da pólio”, afirma Wimmer.

Fonte: mundoestranho.abril.com.br/ciencia/o-que-e-um-ser-vivo

Visite o site para mais informações :)
Perguntas interessantes