História, perguntado por sillval847, 8 meses atrás


. Por quais motivos as nações poderosas da
Europa começaram
ter interesse pelo
continente Europeu?
A) O interesse europeu pela Ásia começou com
ajuda humanitária e se tornou o desejo de dividir as
riquezas deste continente.
B) O interesse europeu pela Ásia começou com a
curiosidade e se tornou o desejo de ajudar nas
riquezas deste continente.
C) O interesse europeu pela Ásia começou com a
curiosidade e se tornou o desejo de explorar as
pobrezas deste continente.
D) O interesse europeu pela Ásia começou com a
curiosidade e se tornou o desejo de explorar as
riquezas deste continente.​

Soluções para a tarefa

Respondido por lepolima
3

Resposta:

D) O interesse europeu pela Ásia começou com a curiosidade e se tornou o desejo de explorar as riquezas deste continente.

Explicação:

Sim, a Europa carrega esse fardo de explorar e retirar todas as riquezas de suas colônias. Inicialmente o objetivo era alcançar às Índias, no continente asiático, porém por vez, puderam alcançar o continente americano e africano, surrupiando e esvaziando as riquezas das colônias, mas sim, desde o princípio, o objetivo era chegar na Ásia navegando pelo Oceano Atlântico, com a finalidade de conseguir tecidos, especiarias e produtos nativos das Índias Orientais.

Respondido por joasguedes7
2

Após a partilha da África na Conferência de Berlim, o neocolonialismo de nações europeias avançou por esse continente com o objetivo de explorar as possibilidades econômicas.

O neocolonialismo foi um ciclo imperialista que levou os países europeus a ocuparem a África e a Ásia, transformando esses territórios em suas colônias. A ocupação desses continentes aconteceu no processo de crescimento industrial vivenciado pela Europa após a Segunda Revolução Industrial, no século XIX. Os interesses das potências europeias pela África resultaram na realização da Conferência de Berlim, entre 1884-1885.

Segunda Revolução Industrial

A Europa do século XIX vivenciou transformações profundas possibilitadas pelo grande desenvolvimento tecnológico do período. Novas fontes de energia passaram a ser utilizadas, como a energia elétrica e o uso do petróleo para produção de combustível para os motores à combustão. Aconteceram ainda avanços na química e na produção de metais, nos meios de transportes e comunicação etc.

Esse desenvolvimento tecnológico resultou na Segunda Revolução Industrial, que possibilitou o crescimento das indústrias na Europa e o desenvolvimento dos países dentro de uma economia capitalista. Esse processo gerou uma demanda contínua por matérias-primas e uma grande necessidade por novos mercados consumidores que conseguissem absorver as mercadorias produzidas.

Assim, África, Ásia e Oceania transformaram-se em alvos dos países europeus, desejosos em implantar um sistema de exploração econômica intensa nessas regiões. O continente mais disputado foi o africano, onde uma série de potências europeias instalaram-se e criaram colônias exploratórias.

Partilha da África

Até a década de 1870, países europeus possuíam acordos econômicos com alguns reinos africanos e/ou controle parcial sobre algumas regiões. No entanto, a presença europeia na África tornou-se mais evidente a partir de três ações, que foram destacadas por Valter Roberto Silvério|1|:

O interesse demonstrado pelo rei belga Leopoldo I (sucedido por seu filho Leopoldo II) no Congo (atual República Democrática do Congo) levou ao estabelecimento de uma associação para explorar esse território;

Expedições portuguesas promoviam a ocupação de territórios no interior de Moçambique;

Crescente presença francesa no Egito, Tunísia e Madagáscar.

Perguntas interessantes