Geografia, perguntado por gatonix41, 2 meses atrás

Por quais motivos a imigração não é vista como um aspecto positivo no Japão?

Soluções para a tarefa

Respondido por sofia640
1

Resposta:

Explicação:

A imigração de japoneses para o Brasil iniciou-se oficialmente em 1908, num período em que o Japão precisava escoar o excedente populacional e resolver seus problemas internos decorrentes da reforma política da Era Meiji de 1868 a 1912, marcando o início da Era Moderna no Japão , e quando o Brasil demandava por mão-de-obra imigrante. Na virada do século XIX para o XX, o Brasil passou a adotar uma postura receptora de mão-de-obra imigrante, à medida que se sucedeu a abolição da escravatura e a implantação da cafeicultura demandava mão-de-obra nesse perío-do. Mas em 1902, a Itália de onde provinha o principal fluxo de imigrantes europeus ao Brasil nesse período proibiu que seus cidadãos fossem recrutados e encaminhados ao Brasil. Negros e brancos eram as duas pontas de uma tensa relação racial que atravessava as diversas naturezas das relações sociais estabelecidas no Brasil.

No Brasil, os anos 1930 foram marcados pelas mudanças políticas, com a implantação do Estado Novo, um período de ditadura com anseios nacionalistas, que restringiu drasticamente a entrada de estrangeiros no país. Até eclodir a Segunda Guerra Mundial, os imigrantes japoneses no Brasil se consideravam nihonjin, isto é, japoneses, uma vez que ainda havia perspectiva de retornarem enriquecidos ao Japão. Até o período da guerra, a permanência no Brasil era tida como provisória. A fixação definitiva no Brasil, que vinha ocorrendo há pelo menos uma década, é finalmente incorporada e aceita.

A guerra foi o pretexto simbólico para legitimar o processo, que era inexorável, da permanência definitiva no Brasil . Após o período da Segunda Guerra Mundial, o fluxo de migrantes japoneses ao Brasil foi retomado em 1953. O governo japonês continuou regendo a migração, e pode-se dizer que os japoneses que imigraram ao Brasil no período pós-guerra eram diferentes dos que vieram no pré-guerra. Nos anos 1960, o Japão começou a prosperar e diminuiu o fluxo migratório ao Brasil a partir desse período.

O contingente japonês ao Brasil no período pós-guerra, entre 1953 e 1973, foi de aproximadamente 53 mil . A participação do governo japonês promovendo a imigração ao Brasil, em todos os aspectos, contribuiu para que os japoneses fossem fortemente associados às atividades agrícolas, representadas, por exemplo, pela Cooperativa Agrícola de Cotia e a alguns setores da indústria como de sericicultura , algodão, siderúrgica e outros .

Estimativa baseada na lista de entidades de origem japonesa, levantada pelo Museu Histórico de Imigração Japonesa no Brasil .

Respondido por Usuário anônimo
3

japoneses imigraram para o Brasil e, no final desse mesmo século, os brasileiros de origem japonesa estão fazendo o caminho inverso: estão indo ao Japão como trabalhador migrante, sendo conhecidos como dekassegui.

Podemos dizer que o deslocamento do brasileiro ao Japão seja um movimento de "volta dos que não foram". Ou seja, é discutível se essa migração de brasileiros ao Japão seja de retorno, pois os contextos e os contingentes são diferentes.

ᵉˢᵖᵉʳᵒ ᵗᵉʳ ᵃʲᵘᵈᵃᵈᵒ

Anexos:
Perguntas interessantes