Por outro lado, os homens não tiram prazer algum da companhia uns dos outros (e sim, pelo contrário, um enorme desprazer), quando não existe um poder capaz de manter a todos em respeito.HOBBES, Thomas. O Leviatã. São Paulo: Abril Cultural. Coleção Os Pensadores. 1973, p. 78.homas Hobbes (1588-1679), filósofo Inglês, defende o contrato como alternativa política para um Estado forte e eficaz. Dessa maneira, a partir da assertiva acima, marque a alternativa correta: *
(A)A teoria hobbesiana de política é articulada com vistas ao fortalecimento do estado de natureza.
(B) A assertiva faz uma radical oposição ao pensamento aristotélico, a saber, o homem é um animal político.
(C) A assertiva busca reafirmar, semelhante a filosofia aristotélica, a natureza política do homem em seu estado de natureza.
(D) A assertiva reflete o caráter bondoso do homem em seu estado de natureza
Soluções para a tarefa
Resposta:
A alternativa correta é a letra B, tendo em vista que Hobbes utiliza-se do estado de natureza do ser humano para estabelecer o contrato social. O indivíduo age de maneira negativa em tal condição e sob prazeres, corroborando para um espírito individual de "guerra". Esse estado coloca em risco a saúde/integridade da sociedade e se choca com o pensamento político aristotélico, trazendo a tona a natureza avessa do Homem. O objetivo do contrato para Thomas Hobbes é minimizar esse comportamento fortalecendo o Estado (organização administrativa detentora de poder público): único corpo capaz de utilizar-se da violência para coibir o estado de natureza humano.
Sobre Thomas Hobbes, a assertiva correta é: A assertiva faz uma radical oposição ao pensamento aristotélico, a saber, o homem é um animal político - letra b).
Vamos aos dados/resoluções:
Thomas Hobbes tinha como pilar principal o estado de Natureza, onde todo homem tem direto a tudo e dessa forma, o homem natural que ele tinha "criado" não era um selvagem, até porque os homens não mudam.
Logo, liberdade e igualdade são conceitos de valores retóricos onde a primeira expressa a ausência de oposição, onde te limitam com ênfase na determinação física e a segunda partia da guerra generalizada, onde ambos homens querem a mesma coisa, criando uma determinada competição.
Ou seja, o objetivo dele é minimizar o comportamento que acaba fortalecendo o estado, que era o "único" órgão capaz de deter essa natureza humana.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/27867026
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)