Matemática, perguntado por lyncenegra, 1 ano atrás

Por outro lado, os homens não tiram prazer algum da companhia uns dos outros (e sim, pelo contrário, um enorme desprazer), quando não existe um poder capaz de manter a todos em respeito.HOBBES, Thomas. O Leviatã. São Paulo: Abril Cultural. Coleção Os Pensadores. 1973, p. 78.homas Hobbes (1588-1679), filósofo Inglês, defende o contrato como alternativa política para um Estado forte e eficaz. Dessa maneira, a partir da assertiva acima, marque a alternativa correta: *


(A)A teoria hobbesiana de política é articulada com vistas ao fortalecimento do estado de natureza.

(B) A assertiva faz uma radical oposição ao pensamento aristotélico, a saber, o homem é um animal político.

(C) A assertiva busca reafirmar, semelhante a filosofia aristotélica, a natureza política do homem em seu estado de natureza.

(D) A assertiva reflete o caráter bondoso do homem em seu estado de natureza​

Soluções para a tarefa

Respondido por gabmad
59

Resposta:

A alternativa correta é a letra B, tendo em vista que Hobbes utiliza-se do estado de natureza do ser humano para estabelecer o contrato social. O indivíduo age de maneira negativa em tal condição e sob prazeres, corroborando para um espírito individual de "guerra". Esse estado coloca em risco a saúde/integridade da sociedade e se choca com o pensamento político aristotélico, trazendo a tona a natureza avessa do Homem.  O objetivo do contrato para Thomas Hobbes é minimizar esse comportamento fortalecendo o Estado (organização administrativa detentora de poder público): único corpo capaz de utilizar-se da violência para coibir o estado de natureza humano.

Respondido por bryanavs
3

Sobre Thomas Hobbes, a assertiva correta é: A assertiva faz uma radical oposição ao pensamento aristotélico, a saber, o homem é um animal político - letra b).

Vamos aos dados/resoluções:  

Thomas Hobbes tinha como pilar principal o estado de Natureza, onde todo homem tem direto a tudo e dessa forma, o homem natural que ele tinha "criado" não era um selvagem, até porque os homens não mudam.  

Logo, liberdade e igualdade são conceitos de valores retóricos onde a primeira expressa a ausência de oposição, onde te limitam com ênfase na determinação física e a segunda partia da guerra generalizada, onde ambos homens querem a mesma coisa, criando uma determinada competição.

Ou seja, o objetivo dele é minimizar o comportamento que acaba fortalecendo o estado, que era o "único" órgão capaz de deter essa natureza humana.

Para saber mais sobre o assunto:

https://brainly.com.br/tarefa/27867026

Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)

Anexos:
Perguntas interessantes