Por muito tempo na escola, o protagonista da aula foi o professor. No caso dos professores de crianças da educação básica, isso foi muito relevante: o professor explicava, o professor levava material para o aluno colorir, recortar ou, após a explicação, solicitava um registro no caderno. Porém, sob todos os pontos de vista, era o professor quem dominava a aula, cabendo aos alunos somente ouvir e reproduzir o que o docente pedia. Como deve ser a mudança dessa concepção?
Soluções para a tarefa
A mudança dessa concepção deve iniciar pela ato de também ouvir o aluno, retirando-o da posição de mero receptor de informações, o colocando como um componente ativo do processo de ensino-aprendizagem.
O processo de ensino-aprendizagem
Pensadores da educação como Jean Piaget e Lev Vigotzky desenvolveram teorias construtivistas, isto é, consideram fundamental que a criança seja participante ativa de seu processo de ensino-aprendizagem.
Sendo assim, o professor deve reconhecer os momentos onde o protagonista é o aluno, tornando o ensino uma via de mão dupla.
Essa troca de saberes e experiências não deve ser vista como uma perda de autoridade do professor, mas uma oportunidade de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais efetivo.
Para saber mais o processo de ensino-aprendizagem, visite: https://brainly.com.br/tarefa/22463177
#SPJ1
Resposta: O aluno deve ser considerado protagonista da sua aprendizagem, não sendo alguém que somente ouve e anota, mas também que busca e que tem opiniões.
Explicação: