- Por milhares de anos a COVID era conhecida como a gripe dos morcegos, não fazendo mal a população destes animais. Como está doença chegou até os seres humanos?
Soluções para a tarefa
Animais silvestres são "depósitos" de agentes patogênicos diversos. Nesses animais, esses microorganismos realizam parte de seu ciclo de vida ou, simplesmente, estão inativados pelo próprio sistema imunológico desses animais hospedeiros. Porém, como os humanos estão constantemente invadindo o habitat das espécies silvestres, as chances de haver uma contaminação cruzada aumentam muito. Por contato com a saliva, mordidas ou até mesmo utilizando esses animais na alimentação sem os devidos cuidados com a higiene, esses agentes patogênicos podem "atravessar" a barreira entre as espécies. Como os humanos não têm a imunidade adquirida e específica dos animais silvestres (resultado de muitos anos de seleção natural e evolução) desenvolvem infecções, muitas vezes graves: é a seleção natural fazendo o seu papel.
Essa é uma das hipóteses mais prováveis, inclusive representada num filme de 2011 muito esclarecedor chamado "Contágio". Recomendo.