Português, perguntado por VivianOliveiraSilva, 6 meses atrás

Por meio do imaginário “as sociedades definem suas identidades e objetivos, definem seus inimigos, organizam seu passado, presente e futuro...O imaginário social é constituído e se expressa por ideologias e utopias ...[e]...por símbolos, alegorias, rituais, mitos".

Deste modo, o conceito de imaginário pode ser resumido como

Alternativas:

a)
uma atitude contemplativa que desconhece sua dependência em relação a realidade social ou um conjunto de crenças voltado para a ação.

b)
um conjunto complexo de imagens que a sociedade tem sobre os objetos, os sujeitos, as práticas, em suma, sobre tudo aquilo que é passível de alguma simbolização.

c)
um processo cognitivo de cunho social, realizado pelos indivíduos, mas partilhado socialmente gerando a expressão “sociedade pensante”.

d)
uma das manifestações do discurso, mas com o a característica da univocidade e sem a multivocidade.

e)
parte integrante da natureza humana. Ele surge da necessidade de resolver questões tais como a oposição entre a natureza e a cultura.

Soluções para a tarefa

Respondido por fernanda84551
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Resposta:

Alternativa b) um conjunto complexo de imagens que a sociedade tem sobre os objetos, os sujeitos, as práticas, em suma, sobre tudo aquilo que é passível de alguma simbolização.

Explicação:

O imaginário possui uma função social e aspectos políticos, pois na luta política, ideológica e de legitimação de um regime político existe o trabalho de elaboração de um imaginário por meio do qual se mobiliza afetivamente as pessoas. Nele “as sociedades definem suas identidades e objetivos, definem seus inimigos, organizam seu passado presente e futuro...O imaginário social é constituído e se expressa por ideologias e utopias ...[e]...por símbolos, alegorias, rituais, mitos.” (Carvalho, 1987: 11). Assim o campo do imaginário também é um campo de luta política e pelo poder, onde se cruzam interesses de grupos sociais e ideologias. O trabalho de apropriação dos símbolos e configuração do imaginário a partir de um

objetivo específico em função de interesses de determinados grupos sociais permite falar em “poder simbólico”. Assim, um aspecto do poder consiste no exercício de um poder simbólico que “não consiste meramente em acrescentar o ilusório a uma potência “real”, mas sim em duplicar e reforçar a dominação efetiva pela apropriação de símbolos e garantir a obediência pela conjugação das relações de sentido e poderio” (Backso, 1985: 299). Agregado a este poder simbólico, Bourdieu (1974: 170s) coloca a existência de uma “violência simbólica” que se define pela “crença” na legitimidade daqueles que exercem o poder pelos indivíduos e grupos que estão sujeitos a ele.

Respondido por AnderbM
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Resposta:

Av1 - Análise do Discurso

Explicação:

1 - c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

2 - d) I, II, III e IV.

3 - b) um conjunto complexo de imagens que a sociedade tem sobre os objetos, os sujeitos, as práticas, em suma, sobre tudo aquilo que é passível de alguma simbolização.

4 - b) I, II, III e IV

5 - c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

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