Filosofia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

“Por meio de um típico estudo de recrutamento político, Miliband constata que os membros da elite estatal são recrutados, na sua grande maioria, entre os membros das classes economicamente dominantes. Como decorrência dessa origem social, os indivíduos que controlam as instituições do Estado têm forte propensão a tomar decisões que favorecem os interesses dos capitalistas”. Fonte: PERISSINOTTO, R. M.; COSTA, L., D; MASSIMO, L. As Elites Políticas: questões de teoria e método. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2018 (Capítulo 7). Tendo como referência o conteúdo sobre a concepção marxista, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que faz uma análise correta do conceito de “classe politicamente dominante”, desenvolvido por Miliband. I. Exemplos de “classe politicamente dominante”: executivos e gerentes de alto escalão que, ainda que não tenham a propriedade econômica das empresas, são fundamentais para gerir as grandes companhias. II. O conceito de “classe politicamente dominante” descreve exatamente o processo de recrutamento por meio do qual os que dominam economicamente são alçados às posições de mando das instituições estatais e, por conseguinte, transformam-se também em politicamente dominantes. III. A “classe politicamente dominante” é formada pelos indivíduos que controlam as instituições do Estado e da sociedade civil (o Poder Executivo, o Poder Legislativo, o Poder Judiciário, os Partidos Políticos e os movimentos sociais) e, por essa razão, exercem o poder político naquelas sociedades. IV. O conceito de “classe politicamente dominante” descreve a existência de uma fragmentação entre o que estão no topo da estrutura econômica da sociedade capitalista contemporânea. A Apenas a afirmativa II está correta B Apenas a afirmativa III está correta C Apenas as afirmativas II e III estão corretas D Apenas as afirmativas III e IV estão corretas E Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
3

I. Exemplos de “classe politicamente dominante”: executivos e gerentes de alto escalão que, ainda que não tenham a propriedade econômica das empresas, são fundamentais para gerir as grandes companhias.

Correto. O poder político, embora esteja, geralmente, associado ao poder econômico, nem sempre é possuidor de ambos.


II. O conceito de “classe politicamente dominante” descreve exatamente o processo de recrutamento por meio do qual os que dominam economicamente são alçados às posições de mando das instituições estatais e, por conseguinte, transformam-se também em politicamente dominantes.

Correto. Em geral, as classes dominantes acabam sendo promovidas a dominantes em todas as escalas possíveis.


III. A “classe politicamente dominante” é formada pelos indivíduos que controlam as instituições do Estado e da sociedade civil (o Poder Executivo, o Poder Legislativo, o Poder Judiciário, os Partidos Políticos e os movimentos sociais) e, por essa razão, exercem o poder político naquelas sociedades.

Falso. Por vezes o poder político dominante está presente em empresas e em movimentos sociais, embora neste último caso não seja tão fácil identificá-lo.


IV. O conceito de “classe politicamente dominante” descreve a existência de uma fragmentação entre o que estão no topo da estrutura econômica da sociedade capitalista contemporânea.

Correto. A classe politicamente dominante, na maior parte das vezes, associa-se à classe economicamente dominante, embora nem sempre seja, em si, parte dela.

Perguntas interessantes