Por meio de seu teatro, Gil Vicente fez uma crítica contundente aos costumes e às instituições. No Auto da barca do Inferno, por exemplo, representantes de diversos tipos sociais da época (o frade, o fidalgo, o burguês, o corregedor, etc.) têm seu mau comportamento ético questionado. A maioria não escapa da barca do Inferno. Hoje em dia, a imprensa frequentemente denuncia casos de desvios éticos nas mais diversas instituições. Se o dramaturgo escrevesse esse auto hoje, que tipos sociais provavelmente seriam suas personagens? Que argumentos ele utilizaria para fazer sua crítica?
Soluções para a tarefa
Caso o dramaturgo Gil Vicente escrevesse seus textos voltado para uma crítica à sociedade atual, os principais personagens que seriam alvo direto dessa crítica seriam:
- políticos
- banqueiros
- pessoas da alta sociedade
E ele utilizaria como argumento a desigualdade social e a marginalização originada pelo preconceito.
Quem foi Gil Vicente
Considerado o Pai do Teatro Português, Gil Vicente foi um poeta e dramaturgo que utilizou o teatro para criticar a sociedade portuguesa e seus costumes, sendo considerado um dos mais importantes autores do movimento literário Humanismo.
Para realizar suas críticas e conseguir atrair a atenção da população geral, Gil Vicente utilizava em seus textos a ironia, o sarcasmo e um humor de conteúdo moralizante.
Obras do autor:
- Monólogo do Vaqueiro ou Auto da visitação
- Auto Pastoril Castelhano
- Auto dos Reis Magos
- O Velho da Horta
- Auto da Barca do Inferno
- Auto da Barca do Purgatório
- Auto da Barca do Paraíso
- Auto da Sibila Cassandra
- Auto da Festa
- Auto da Índia
- Farsa de Inês Pereira
- Floresta de Enganos
Conheça mais sobre Gil Vicente aqui: https://brainly.com.br/tarefa/11110569
#SPJ1