Pedagogia, perguntado por jpscontabil01, 7 meses atrás

Por meio das entrevistas no Bate Papo sobre a Educação Não Formal, foi possível analisar que o campo de atuação do pedagogo é muito amplo e não ocorre somente nas escolas de ensino formal. Dessa forma, considerando a entrevista sobre a Pedagogia Hospitalar, analise as asserções a seguir:

I. A Pedagogia Hospitalar configura-se como um campo não escolar de atuação do pedagogo, podendo atuar nas brinquedotecas hospitalares, na docência da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental com vínculo na Secretaria Municipal de Educação e, também, na coordenação pedagógica com vínculo à Secretaria Estadual de Educação, entre outras atribuições.
II. Para atuar como docente na educação hospitalar é necessário a formação inicial em Pedagogia e, preferencialmente, especialização na área da Educação Especial, sendo necessário ter uma formação continuada.
III. A Lei nº 13.716/2018 inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN a garantia do direito ao atendimento educacional para crianças e adolescentes hospitalizados, sendo ofertada a possibilidade de dar continuidade ao processo de escolarização.
IV. A Educação Hospitalar não pode ser entendida como uma modalidade de ensino, pois não é prevista na LDBEN e não possui um currículo de ensino programado.

A respeito dessas asserções relacionadas ao ambiente não formal de aprendizagem, assinale a opção correta:

Soluções para a tarefa

Respondido por lizlacerda001
30

Resposta: I,II III

Explicação:

EXPLICAÇÃO DA IV

Primeiramente, o atendimento no leito é realizado no quarto em que do paciente onde se realiza uma avaliação e atividades com o paciente individual.

De acordo com Jordão, Trindade e Fantacini (Vieira 2011) o leito é um trabalho individua e realizado em serviço de emergência onde busca dar continuidade ao estudo da criança lhe garantindo seus direitos.

As aulas ministradas no leito são individualizadas, o que dá ao professor possibilidade de trabalhar com os conteúdos enviados pelas escolas das crianças, assim como permite a organização de um planejamento mais amplo, com propostas de atividades que podem se estender por mais de um dia de trabalho (COMIN, 2009, p.58).

De acordo com Comin (2009) mostra que os pacientes têm aulas individuais e que o educador pode planejar e suas atividades com o intuito de ajudá-los e ensiná-los nas matérias que aprenderiam na escola.

Na segunda modalidade de atendimento citada, a classe hospitalar, temos como definição, segundo Fantacini e Silva (BRASIL, 2001, p. 52):

Classe hospitalar: definida como sendo um serviço destinado a prover, mediante atendimento especializado, a educação escolar a alunos impossibilitados de frequentar as aulas em razão de tratamento de saúde que implique internação hospitalar ou atendimento ambulatorial.

Com isso mostra-se que a criança e o adolescente que se encontram em tratamento hospitalar ou ambulatório, podem ter acesso a educação e um educador.

Respondido por joaopaulooas
21

Todas as assertivas sobre a pedagogia hospitalar estão corretas, exceto a quarta, haja vista que a, mesmo sendo hospitalar, ela é considerada como uma modalidade de ensino. Portanto, as afirmativas corretas são: I - II e III.

O que é a pedagogia hospitalar?

A pedagogia hospitalar surgiu com o intuito de atender uma demanda pouco reconhecida como necessária. Ela é a responsável por atender as crianças e adolescentes internados por grandes períodos, que não podem frequentar uma instituição educacional.

Aprenda mais sobre pedagogia aqui: https://brainly.com.br/tarefa/24751549

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes