Por mais que retrocedamos na História, acharemos que a África está sempre fechada no contato com o resto do mundo, é um país criança envolvido na escuridão da noite, aquém da luz da história consciente. O negro representa o homem natural em toda a sua barbárie e violência; para compreendê-lo devemos esquecer todas as representações europeias. Devemos esquecer Deus e as leis morais.”
(HEGEL, Georg W. F. Filosofia de la historia universal. Apud HERNANDEZ, Leila M.G. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005. p. 20‐21. [Adaptado])
O texto acima é um indicador da forma predominante como os europeus observavam o continente africano, no século XIX. Essa observação relacionava-se a uma definição sobre a cultura, que se identificava com a ideia de: *
a) progresso social, materializado pelas realizações humanas como forma de se opor à natureza.
b) tolerância cívica, verificada no respeito ao contato com o outro, com vistas a manter seus hábitos.
c) autonomia política, expressa na escolha do homem negro por uma vida apartada da comunidade.
d) liberdade religiosa, manifesta na relativização dos padrões éticos europeus.
27. A "partilha do mundo" (1870-1914) resultou do interesse das potências capitalistas europeias em: *
a) promover o desenvolvimento das colônias através da aplicação de capitais excedentes em programas sociais e educacionais;
b) desenvolver a produção de gêneros alimentícios nas colônias, visando suprir as deficiências de grãos existentes na Europa na virada do século;
c) investir seus capitais excedentes nas colônias, obter mercados fornecedores de matérias-primas e reservar mercados para seus produtos industrializados;
d) favorecer a atuação dos missionários católicos junto aos pagãos e assegurar a livre concorrência comercial.
28. O equilíbrio da ordem política internacional entre as nações européias, rompido com a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), fundamentava-se no(a): *
a) fim da política de compensações territoriais praticada pelas nações imperialistas em seu processo de expansão mundial.
b) enfraquecimento do nacionalismo em virtude da ascensão das democracias liberais nos países europeus.
c) sistema de alianças que agrupavam as potências européias em dois blocos políticos, a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente.
d) liderança internacional dos Estados Unidos, que subordinavam política e economicamente os países ocidentais.
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Resposta:
mano pelas pesquisas que eu fiz e a), c) e d)
espero ter ajudado pq isso me deu varias duvidas
Explicação:
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