Por Julie Steenhuysen CHICAGO (Reuters) - Pesquisadores norte-americanos utilizaram uma controversa técnica de clonagem para fazer novas, mais saudáveis e perfeitamente combináveis células-tronco a partir da pele de pacientes com doenças mitocondriais, em um primeiro passo em direção ao tratamento para estas condições incuráveis e que podem até matar. Um estudo sobre a técnica, publicado na revista científica Nature, mostrou o mais recente avanço no uso de transferência nuclear de células somáticas, a fim de fazer células-tronco específicas para pacientes que poderiam ser utilizadas para tratar doenças genéticas. Este trabalho permite a geração de um ilimitado - e livre de mutação - fornecimento de células substitutas para pacientes com doenças mitocondriais", disse Robert Lanza, chefe-científico da Advanced Cell Technology, que não esteve envolvido na pesquisa. Transferência nuclear é tipicamente o primeiro passo na clonagem reprodutiva - utilizando células adultas para fazer uma cópia genética de um indivíduo. Desde que a técnica foi primeiramente utilizada, em 1996, para criar a ovelha clonada Dolly, a Organização das Nações Unidas (ONU) pediu aos países que a proibissem por motivos éticos e morais. Em 2013, Shoukhrat Mitalipov, da Universidade de Saúde e Ciência do Oregon, foi o primeiro a ter sucesso na utilização do método para fazer células-tronco embrionárias humanas a partir de células cutâneas de pacientes. Essas células são valiosas por serem pluripotentes", o que significa que têm a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula no corpo. No mais recente estudo, Mitalipov e colegas utilizaram o método para fazer células substitutas para pacientes com mutações em genes mitocondriais, que são cruciais para produzir energia nas células. " Com base na reportagem e nos seus conhecimentos sobre clonagem, qual das assertivas abaixo está correta? Escolha uma: a. Os clones só podem ser produzidos de forma artificial dentro de um laboratório. B. A clonagem é um processo que pode ser na
Soluções para a tarefa
A clonagem é um processo natural em organismos que se reproduzem assexuadamente, mas pode ser realizada artificialmente em laboratório por transfusão de núcleos celulares. Alternativa B.
Diferença entre clonagem natural e artificial
Na clonagem natural, os clones têm telômeros novos e completos, enquanto na clonagem artificial, os telômeros já estão encurtados.
Devido a esse problema dos telômeros, os clones artificiais têm uma expectativa de vida muito mais curta do que outros indivíduos da mesma espécie.
A clonagem não traz grandes benefícios à reprodução. A única vantagem da clonagem é a capacidade de replicar tecidos 100% compatíveis com outros indivíduos.
A reprodução sexual é muito mais benéfica, pois permite maior diversidade genética e permite que os organismos passem vários genes novos e aprimorados para seus descendentes.
A clonagem é uma forma comum de reprodução em bactérias, alguns fungos e plantas.
Alternativas:
a. Os clones só podem ser produzidos de forma artificial dentro de um laboratório.
b. A clonagem é um processo que pode ser natural e que ocorre em alguns organismos decorrente de sua reprodução assexuada. Correto
c. A clonagem é um processo artificial advindo da descoberta das bactérias e vírus.
d. A clonagem só passou a existir com a descoberta das enzimas de restrição.
e. A clonagem passou a existir na década de 70 quando pesquisadores inseriram um fragmento de DNA em um vetor de bactéria.
Leia mais sobre clonagem em: https://brainly.com.br/tarefa/5401900
#SPJ4