Por intermédio do tato, recebemos vários estímulos sensoriais. Como funciona essa percepção?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Cada órgão do sentido corresponde a um determinado estímulo e possui receptores sensoriais capazes de transformar esses estímulos em impulsos nervosos.
Diferente dos outros sentidos, o tato não está localizado em um único local, ele se localiza em praticamente todas as regiões do corpo, uma vez que os receptores localizam-se na pele. Entre os principais receptores encontrados na pele, podemos citar os corpúsculos de Meissner, de Pacini, de Krause e de Ruffini
As terminações nervosas existentes na pele são especializadas em sensações, tais como táteis, calor, pressão e dor. Essa variabilidade de sensações faz com que o tato seja considerado o mais completo entre os cinco órgãos dos sentidos. As sensações táteis são as que detectam o toque, a pressão e a vibração.
Todas essas sensações são registradas por sensores localizados na pele, que serão transformadas em impulsos nervosos
Resposta:
Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e tato.
O meio interno e o externo proporcionam uma grande variedade de sensações, que são percebidas graças ao nosso sistema nervoso e aos nossos órgãos dos sentidos. Esses últimos captam informações do meio para que elas sejam levadas até o sistema nervoso central, onde ocorrerá a produção de respostas, que poderão ser voluntárias ou involuntárias. Cada órgão do sentido está adaptado a responder a um determinado estímulo e possui receptores sensoriais capazes de transformar esses estímulos em impulsos nervosos.