Saúde, perguntado por jacquelinesant1, 1 ano atrás

POR GENTILEZA PODERIA ME AJUDAR....


Diante deste cenário, foi implantada a Estratégia de Saúde da Família no Município, para isto será reformada a Unidade Básica de Saúde que abrigará a primeira equipe de Saúde da Família.

Discuta os cuidados deverão ser adotados em relação a estrutura física da UBS, os profissionais que deverão compor a equipe de Saúde de Família, o NASF e quais as possíveis ações à serem desenvolvidas para melhorar as condições de saúde apresentadas.

Soluções para a tarefa

Respondido por mileneocruz
3
Fazer palestras para motivar as maes a amamentarem e fazer campanhas de vacinaçãoDeve conter:Recepção, Consultório (medico, enfermeiro, ginecológico), Sala de procedimentos, Sala de vacinas, Sala de Curativos, Sala de Reuniões, Copa/Cozinha, Área de Deposito de Materiais de Limpeza, Banheiros, Deposito de lixo, Sala de Administração ou Gerência, Almoxarifado, Farmácia...
As Equipes de ESF é composta por:Medico,enfermeiro,Acs,tecnico ou auxiliar de enfermagem,Cirugião dentista,tecnico ou auxiliar de saude bucal. A equipe do Nasf é composta de acordo com as necessidades da UBS e territorio e em geral é multiprofissional.

Respondido por dayanadcc0
0

Resposta:

Primeiramente, é importante saber que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm o objetivo de prestar assistência a uma determinada população, garantindo os serviços na comunidade sem que tenha a necessidade de se encaminhar para emergências, hospitais e outros sem uma real causa aparente, resolvendo assim a maioria dos problemas e facilitando as demandas com atendimentos gratuitos essenciais em saúde, além de requisições de exames e acesso a medicamentos, através do SUS. Não exige complexidade e urgência, e os serviços oferecidos englobam ações de prevenção e tratamentos (Saúde mental, saúde da mulher, da criança e do idoso), planejamento familiar, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, o qual foram identificados no município X.

Assim, a estrutura de uma UBS deve comportar componentes básicos que auxiliem nessas demandas, como as salas de atendimento (Consultórios), a sala de curativo, a sala de vacina, a sala de pequenos procedimentos, a sala de reunião, a sala administrativa, copa/cozinha, sanitário público e adaptado, a sala de depósito de material de limpeza, esterilização, lixo e expurgo e a recepção, além de ser um local limpo, ventilado, iluminado e de fácil acesso, de acordo com a Portaria 2.226/2009 (Ministerio da Saúde).

Além disso, para auxiliar no atendimento ao paciente no dia a dia, a equipe da UBS deve ser composta de profissionais como médicos, enfermeiros, auxiliares e/ou técnicos de enfermagem e pelos agentes comunitários de saúde (ACS). Todos preferencialmente com especialidades em saúde da família e comunidade que juntamente com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF atuem através da Atenção Básica. E para melhorar as condições de saúde, o NASF, que é o principal responsável pela presença de profissões necessárias na atenção primária, deverá apoiar a Estratégia de Saúde da Família, ampliar sua abrangência nos lugares e seu escopo de ações e resolubilidade, como por exemplo, atendimento na unidade; visitas domiciliares; grupos na unidades e comunidades; consultas compartilhadas; intervenções e ações compartilhadas e discussão de casos, fluxos e protocolos.

Portanto, em relação a vacina ele poderá manter a sala de vacina aberta durante todo o horário de funcionamento da unidade, monitorar a cobertura vacinal; identificar pendências vacinais; garantir o registro adequado da vacinação; evitar barreiras de acesso como utilizar apenas o cartão do SUS para vacinar e aproveitar as consultas na unidade de saúde para verificar se as vacinas estão em dia. Em relação aos hipertensos e diabéticos, ele poderá cadastrar e acompanhar todos os pacientes afim de ter um controle maior e garantir alta qualidade de vida aos pacientes de acordo com cada caso.

Já em relação ao aleitamento artificial, deve-se haver uma melhor conscientização sobre os benefícios do leite materno, sendo viável a utilização dele, pelo menos nos seis primeiros meses de vida, além de ser recomendável pelo Ministerio da Saúde proporciona vínculo, proteção, nutrição e afeto para a criança, sendo uma intervenção mais eficaz já que o aleitamento artificial contém riscos como asma, alergias, deficiência de nutrientes, entre outras doenças.

E por fim, em doenças diarreicas infantis, a UBS poderá concientizar sobre o aleitamento materno e enfatizar que a utilização do mesmo diminui os episódios de diarreia na vida da criança. Além da reposição de água e sais minerais através do soro o que prevene a desidratação, essas campanhas de conscientização também ajudam na prevenção em cuidados básicos como lavar bem as mãos, frutas e verduras. Todos esses cuidados e ações contribuem significamente para melhorar as condições de saúde apresentadas no município X.

Perguntas interessantes